terça-feira, 13 de agosto de 2019

Em consulta no Senado, blog pede eleições diretas no CFBio em seu encerramento



O Blog Biologia Profissional ou como no início, o Blog Biólogo: Profissional da Vida, está sendo encerrado.

Foram quase 8 anos! Não, não foram 8 anos de luta, foram bem mais do que isso, mas foram quase 8 anos de publicações, 147 para sermos exatos.

Nesse momento, mais de 387 mil visualizações. Parece pouco para os moldes das redes sociais, mas elas atingiram seu objetivo, os biólogos. Aqui o objetivo nunca foi ficar famoso ou ganhar dinheiro, prova disso é que não temos propagandas, anúncios ou resumos de perfil. Se assinamos uma ou duas matérias foram muitas, mas somente para dar algum peso e seriedade para aquela matéria, como foi o caso do artigo de opinião Crítica: estamos formando biólogos ou eternos bolsistas?, que inclusive serviu de base até para colegas fazerem vídeos no YouTube com a mesma temática.

As apenas 4 vezes que você possa ter visto alguma empresa no canto direito, foram de graça e não teve retorno financeiro. Empresas chefiadas por Biólogos, aliás. Podem quebrar meu sigilo bancário, o COAF não vai pegar nada também oO Toda menção de cursos ou instituições nas postagens, faziam parte da publicação para mostrar onde biólogos podem procurar determinada formação, sem retorno para o blog.

Artigos de opinião, entrevistas, denúncias e matérias informativas sobre o mundo dos Biólogos fizeram parte do nosso escopo. Não falamos de biologia, falamos do Biólogo.

Nosso material já foi notícia em outros sites, blogs, conversa de LinkedIn, facebook, rodamos na boca de várias outras profissões do Brasil e muito no Sistema CFBio/CRBios. 

Gosto de brincar que metade dos Engenheiros Ambientais nos odeiam, e a outra metade não nos conhece. Não demos sossego para os biomédicos, médicos e engenheiros florestais, defendemos as mudas e sementes, o aconselhamento genético, lembramos que a biotecnologia é nossa também e claro, a "novíssima" área da biologia estética que não nasceu aqui, mas a informação de que ela existia, sim. Publicamos sobre as 3 grandes áreas.

Nossas matérias já foram topo de buscas no Google, servem de base para atualizações da Wikipédia (descobrimos esses dias), serviram de base até para campanhas do Dia do Biólogo, mesmo que vocês não saibam disso.

Fomos pioneiros em algumas coisas em termos de divulgação, como o PL do Piso Nacional do Biólogo, até hoje nossa maior publicação em audiência. Articulamos com políticos e membros do conselho a nossa defesa. Questionamos muitas vezes os CRBios, até mesmo financeiramente.

Através do Blog, também conseguimos abrir uns anos atrás, a única especialização em Análises Clínicas Animal que aceitava Biólogos. Agora outras aceitam, mas seus coordenadores derivam do curso que ajudamos a implantar, junto com o Blog Profissão Bióloga.

Fizemos muitos amigos, aprendemos com outros colegas e ensinamos também, porque a defesa profissional não é de um, é de todos.

Recusamos ofertas também, até mesmo entrevistas, que poderiam influenciar eleições no Sistema CFBio/CRBios e não estamos falando necessariamente do ano de 2019.

Apresentamos mais de uma petição pública, que por sinal, estão ativas e bem guardadas, juntamente com os dados dos Biólogos, que nunca usamos para envio de nada nos e-mails cadastrados, mesmo que já se tenha sugerido isso por gente oportunista.

Fomos muito elogiados e muito odiados, mas como dizem por aí: ninguém atira pedra em árvore que não dá frutos.

Acertamos muito e erramos também, mas acho que deixamos nossa marca. 

No tempo do blog, fui estudante, estagiário, assistente, analista e responsável técnico, tudo na área da biologia. Eu sei, posso dizer que sou privilegiado :p

Se temos algum blog ou parecido que indicamos, que trabalha um pouco com nossa linha, é o Grupo Preservando a Profissão/Biólogo. Não, não somos a mesma pessoa e não estou migrando para o grupo. Eles são um grupo de várias pessoas e nós não estamos no grupo, apesar de compartilharmos muitas ideias e assuntos uns dos outros, vide nossas páginas no Facebook. Fomos blog e eles tem outras ferramentas de publicações, inclusive algumas que nunca usamos, como o Instagram. 


A profissão de Biólogo não é minha ou sua. É de todos nós.



Última ação

Mas para fechar com chave de ouro, uma Ideia Legislativa no Senado Federal foi criada por mim, para mudarmos os mecanismos de representação dos biólogos, com garantias de rotatividade no Conselho Federal de Biologia, eleição direta e seus respectivos Regionais, porque acreditamos que se o presidente da república só pode ficar 8 anos no poder, não é de bom tom que qualquer cargo representativo esteja acima disso. 8 anos dá para fazer bastante coisa. 

Já possuímos quase 40 anos de regulamentação (3 de setembro está aí), então, precisamos rever muitas coisas. Os biólogos precisam poder concorrer e escolher diretamente seus representantes.


E não, não vou montar chapa alguma para nada!

Um até logo! Nos vemos por aí no mundo.

Fernando Cesar
Biologia Profissional
"Porque a evolução não é só na biologia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário