sexta-feira, 19 de julho de 2019

Biólogos dominam Top 10 de Startups de Biotecnologia

Sabe aquele conto da carochinha de que Biólogo não inova? Ou aquela história de que Biólogo não estuda para aplicar conhecimento? Ou que o Biólogo só serve para ensinar? Ou que o Biólogo só serve para estudar "bichinhos e plantinhas"?

Existe o que as pessoas gostariam que fosse e existe a realidade. E a realidade é nua e crua, queiram umas pessoas aí ou não: os Biólogos estão com tudo em cima.


A 100 Open Startups acabou de publicar o TOP 10 das Startups de Biotecnologia, que você confere na foto abaixo:








#1 - A Regenera é a empresa do Biólogo Mário Frota Júnior;


#2 - A ONKOS é do Biólogo Marcos Santos;


#3 - A PluriCell Biotech são dos Biólogos Marcos Valadares e Diogo Biagi, além do Médico Cardiologista Alexandre Pereira;


#4 - A HA Tecno tem como fundador o Engenheiro Elétrico Henrique Costa;


#5 - A Gntech Exames SA é dirigida pelo Engenheiro Mecânico Rafael Bottós, mas a empresa funciona sob a responsabilidade técnica da Bióloga Regiane Ferreira;


#6 - Rubian Extratos - Tem como fundadores o Eduardo Alelo, que é Engenheiro Químico, Márcio Lopes, que é Engenheiro de Manufatura e o Alex Matioli, Administrador;


#7 - Pickcells - Com 3 fundadores, o André Firmo e Rodrigo de Oliveira são da área de Ciências da Computação, além da formação em Administração do Paulo Melo;


#8 - A Scheme Lab foi fundada pela Bióloga Alessandra Katz e pelo Bioquímico John Katz;


#9 - A Sugarzyme é da Farmacêutica Rosa Biaggio;


#10 - A Mancha Orgânica tem como seus fundadores o Pedro Ivo, Amon Pinto e Rafael D´Ávila formados em Design, e Martina Pinto em Engenharia Química.

Qual a formação que aparece mais vezes nessa lista? 

40% das empresas são fundadas e dirigidas por Biólogos. Mais uma possui a Responsabilidade Técnica de uma Bióloga, ou seja, 50% das empresas tem biólogos em cargos de direção. Em segundo lugar, temos pessoas formadas em Design, mas apenas em 1 empresa.


Então eu acho que precisamos quebrar o preconceito, não é mesmo? 


Principalmente, parar de dizer inverdades por aí na internet sobre o Biólogo.



Achou pouco?


O Instituto Butantan está preparando um Mestrado Profissional em Biotecnologia e Produção, sob a Coordenação da Bióloga Maria Carolina Quartim Barbosa Elias Sabbaga (CRBio 039877/01-D).

Se já não bastasse ser Bióloga, ela é Diretora do Laboratório Especial de Ciclo Celular, do Instituto Butantan, Coordenadora da área de Transferência de Tecnologia do Projeto CEPID - FAPESP e tesoureira da Sociedade Brasileira de Protozoologia.

O Mestrado se encontra na fase de projeto, mas já foi aprovado no final do ano passado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, vinculado a CAPES.

O TECPAR - Instituto Tecnológico do Paraná, será chefiado pelo Biólogo Jorge Callado, presidente do CRBio 07, informação recém divulgada na mídia.



#Fica_a_dica

#BIOTECédaBIO


Nenhum comentário:

Postar um comentário