quinta-feira, 13 de junho de 2019

Análises Clínicas ou Patologia Clínica? Vamos de Biologia Clínica Laboratorial


Situada no interior de Portugal, a UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro fica localizada na cidade de Vila Real, capital do distrito de mesmo nome. Sabe o Vinho do Porto? As uvas são principalmente cultivadas justamente na área de influência da UTAD.

A UTAD, apesar de não figurar nos Rankings acima das Universidades de Lisboa, Coimbra ou Porto, está em crescimento intelectual, mas possui algumas particularidades que nós, Biólogos, gostamos e podemos valorizar. Vale lembrar que ela é mais nova que as outras universidades citadas.


Considerada uma das mais belas quando não a mais bela universidade de Portugal, ela fica no que chamam eco-campus. O Jardim Botânico da Universidade tem absolutamente um peso visível quando alguém descreve a UTAD, seja um aluno da Biologia ou Engenharia Informática. O paisagismo da UTAD é reconhecido por todos os portugueses.


Diferente do Brasil, a maioria dos profissionais que trabalham com Análises Clínicas em Portugal são mestres, pois a figura de especialização não é muito comum. Os mestrados aliás, se parecem com especializações e você pode fazer estágios em laboratórios e hospitais, não necessariamente fazer uma dissertação nos moldes que imaginamos.

Hoje somente dois profissionais podem ser Responsáveis Técnicos de laboratórios clínicos aqui, os farmacêuticos e os médicos, mas ambos com mestrado ou especialidade reconhecidas por suas ordens. Dentre as profissões que também trabalham com Análises Clínicas, os Biólogos são uma das carreiras de maior destaque, mesmo que não possam emitir os laudos, ainda.

Outras classes que trabalham com análises clínicas aqui são os bioquímicos (bioquímicos mesmo, não farmacêuticos) e atualmente os biomédicos, que aqui ainda engatinham, pois agora formados em Ciências Biomédicas Laboratoriais, antes eram divididos em dois cursos, sendo chamadas de Técnicos de análises clínicas e de saúde pública e de Técnicos de anatomia patológica, citologia e tanatológica. Eram dois cursos que se assemelhavam aos nossos cursos de tecnólogos, que foram agrupados para formar o de Ciências Biomédicas Laboratoriais, mas eles também não podem emitir laudos ou serem responsáveis técnicos.

Mas querem saber o quanto os Biólogos aqui são respeitados? É só averiguar a entrevista do Presidente da Ordem dos Biólogos de Portugal na revista da Ordem dos Farmacêuticos. É isso mesmo, seria como se o CFBio fosse entrevistado pelo CFF, justamente em uma área que concorremos. 

Verifique a entrevista: 




E aí?


Mas o que isso tudo tem com a Biologia Clínica Laboratorial? Tradicionalmente, seja aqui ou no Brasil, os cursos de Análises Clínicas estão em locais que também possuem cursos de Farmácia ou Biomedicina. Então você tem mestrados em Análises Clínicas na Universidade de Lisboa, Porto e Coimbra, no Instituto Universitário Egas Moniz e Instituto Universitário de Ciências da Saúde ou na Escola Superior de Saúde no Instituto Politécnico do Porto, mas na UTAD, onde a Biologia é forte, nós temos o curso de Biologia Clínica Laboratorial, tendo o mesmo fim, mas com particularidades que aproveitamos mais.

Se você é brasileiro e biólogo, tem cidadania européia ou pode se candidatar para esse mestrado como estudante internacional, corra! As inscrições estão abertas!

Link da universidade: https://www.utad.pt/

2 comentários:

  1. Pelo que entendi o mestrado é pago, certo?
    Em Portugal existe faculdades que disponibilizam bolsas para o aluno ter alguma renda?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo o ensino lá tem algum tipo de pagamento por parte do aluno, mesmo nas públicas. Mas existem bolsas sim, mas não são tão comuns e nem se aplicam da mesma maneira. As de mérito são poucas e outras são de cunho social, não sendo regra, vc costuma pagar sim o mestrado.

      Excluir