domingo, 10 de setembro de 2017

CFBio quer registrar Ecólogos, Biotecnólogos e Oceanógrafos


O Sistema CFBio/CRBios está estudando maneiras de poderem registrar os profissionais que se graduaram em Ecologia, Biotecnologia e Oceanografia.

Para quem não sabe, essas graduações já existem há muitos anos. Os oceanógrafos já possuem regulamentação, os biotecnólogos ou biotecnologistas estão brigando na câmara de deputados para isso e os ecólogos, apesar de mais antigos, nunca conseguiram força política para tal feito. O que resta saber é se os biotecnólogos irão aceitar se registrar no CRBio depois de terem provado o gosto da militância política. Estamos de olho, Liga Nacional dos Acadêmicos de Biotecnologia (https://www.facebook.com/LiNAbiotec/).

A legislação que criou os Conselhos de Biologia não prevê o registro de outras profissões. Só podem se registrar no CRBio os formados em história natural, ciências biológicas (biologia) ou ciências com habilitação em biologia.

Os CRBios estudaram as grades curriculares desses e outros cursos e levaram ao CFBio. Agora, com a possibilidade de alteração da legislação do Biólogo através do Senador Pedro Chaves dos Santos Filho (MS), essa questão pode ganhar a força necessária. O senador acatando a posição do CFBio, poderá ser o início de uma nova era para o sistema CFBio/CRBios.

Como o Senador se interessou pela causa dos Biólogos?

Quem acompanha este blog sabe que divulgamos ano passado uma proposta de nova legislação para o Biólogo. Apesar de não ter se conseguido alcançar nem 10% das assinaturas necessárias para a discussão no senado do possível projeto, o Senador Pedro se sensibilizou e vamos torcer com todas as nossas forças para que o CFBio ajude o projeto a se tornar uma nova realidade.

Veja:
http://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=61814

http://www.biologiaprofissional.com.br/2016/10/urgente-e-cidadania-do-senado-proposta.html

http://www.biologiaprofissional.com.br/2016/10/projeto-da-nova-lei-do-biologo-ja-e-top.html

3 comentários:

  1. Olá! Você poderia me informar qual a fonte desta informação, por favor.

    ResponderExcluir
  2. Mande e-mail para biologiaprofissional@outlook.com e se identifique. Mas já adianto que a informação é pública e está disponível para qualquer pessoa ver.

    ResponderExcluir