quinta-feira, 25 de maio de 2017

Vitória dos Biólogos - 1ª especialização em Biologia Estética é lançada em SP

Para quem acompanha esse blog, sabe que lutamos em diversas frentes de atuação do Biólogo!

Uma de nossas lutas se iniciou alguns anos atrás com uma postagem sobre a biologia estética, e juntamente com nossa petição pela regulamentação se tornou um dos poucos pontos de partida sobre o assunto.

Recentemente nossa petição foi enviada para lideranças de Biólogos após passar das 500 assinaturas para mostrar o movimento, que além de estar ganhando forma e tamanho, possui um grupo de biólogos de todas as partes do Brasil.

Para assinar a petição e ajudar o movimento, CLIQUE AQUI.

Ainda sem sabermos o que a motivou de fato, o ocorrido é que a Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo - FACIS, lançou a 1ª especialização em Estética voltada exclusivamente para os Biólogos!

Esse tipo de especialização se deu até o momento somente após o conselho federal das profissões regulamentarem a área, ou seja, as especializações em enfermagem estética apareceram no mercado após o COFEN as reconhecer, assim como as especializações em farmácia estética e biomedicina estética foram aparecendo após o CFF e o CFBm reconhecer a área.

Link da especialização:

Link do Grupo no Facebook da Biologia Estética:

#RegulaCFBio #Biologiaestética

19 comentários:

  1. "Vitoria" pra uma categoria, perda pra sociedade. Para se tornar um cirurgião plástico ou médico dermatologista, são no mínimo 11 anos de formação acadêmica formal. Pra ser biomédico esteticista, com uma pós de fins de semana se acham aptos a exercer a atividade. Esse tipo de "conquista" mostra porque as categorias não-médicas foram tão fortemente contra a lei que regulamenta o ato médico. Triste país esse nosso, em que leis e bom senso de nada valem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudar 11 anos e não saber a diferença entre Biomedicina e Biologia....Ta precisando estudar um pouco mais

      Excluir
    2. Como bem disse, médico estuda tudo isso aí para ser "médico" e não profissional da estética. A estética não se confunde com a medicina. Além disso, vc está aumentando esse tempo aí. Medicina é 6 anos. As residências possuem 2 a 3 anos em sua maioria e mesmo assim, nada impede de um médico se formar em uma especialização normal e exercer a especialidade. Não tente enganar a população ou meus leitores.

      Excluir
  2. Qualquer complicação no procedimento, o médico deve ser consultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro. Você acha que o dentista chama quem se o paciente tiver uma complicação com a anestesia? Vocês irão tentar impedir o dentista de aplicar anestesia? Ou melhor, quero ver os médicos irem ao dentista e deixar o procedimento ocorrer pela "metade" para preservar as reservas de mercado.

      Excluir
    2. E quando vc se refere a complicação, vc se refere aos casos de erros médicos, né? Até agora não se viu casos nos noticiários dando errado na estética, apenas com falsos profissionais. Já erros médicos...

      Excluir
    3. Me parece q o senhor está com algum tipo de recalque. Mas como obviamente nao se trata de pessoa provida de informações científicas e ate policiais, existem diversos casos documentados de complicações graves em procedimentos médicos estéticos realizados por pessoas nao habilitadas. Posso testemunhar uma amputação que realizei de membro inferior após complicação de escleroterapia realizada por farmacêutico, o mesmo nao identificou uma doença arterial preexistente. Espero que o senhor e nenhum familiar seu sejam vítimas de algo parecido, apesar de apoiar essa ação criminosa desses conselhos

      Excluir
    4. Recalque? Essa é velha... Então toda vez que alguém discorda de médico é recalque? Primeiro que eu não atuo na estética. Espero então que esse farmacêutico seja responsabilizado por imperícia por não ter solicitado exames complementares para o procedimento que se dispôs a fazer. O senhor inclusive podia nos mostrar o processo ético que ele deva estar sofrendo, ou mesmo o processo judicial, pois penso que o paciente deve ter processado o mesmo. Quem sabe quem fez o procedimento não é um falso farmacêutico? Falsos profissionais existem aos montes e infelizmente escolas se multiplicam e oferecem cursos sem exigir comprovação de graduação correlata. Vamos falar de genômica? Essa especialização foi montada especialmente para os Biólogos :)

      Excluir
    5. Não existe ação criminosa "desses conselhos". Poderia considerar isso então, toda vez que surgir uma nova especialidade médica? A acupuntura era taxada de curandeirismo e charlatanismo dentro do CFM e outros profissionais e médicos que faziam eram perseguidos. Hoje o CFM diz que só médicos podem atuar. Vamos falar de homeopatia? Muitos países desenvolvidos nem sequer cogitam essa especialidade... Sabe qual a diferença de um biólogo como eu e o CFM? Eu luto pela minha profissão, o CFM luta pela dele e transformar todas as outras em sub-classes, ou os famosos PAMs (Profissionais auxiliadores de médicos). Sabem quantos profissionais de biologia vão se interessar por estética? Pouquíssimos e por isso precisamos de regulação, para se exigir uma formação adequada.

      Excluir
    6. Recalque pq quer atuar e agir como alguem q vcs nao sao. Mostrar processo? Isso se trata de processo criminal que corre em segredo de justiça e nao cabe aqui nesse espaço informal mostrar. Nao demonstre ainda mais sua falta de informação dizendo que era falso profissional (existem inumeros processos por charlatanismo na area da saude), ou q devia ter pedido exame complementar. Basta realizar uma avaliação clinica com exame fisico que esse tipo de doença preexistente teria sido identificado, porem somente médicos têm formação e treinamento para isso. Se trata de ação criminosa sim dos conselhos uma vez que coloca em risco a saude da população. Esse assunto nao tem absolutamente nada a ver com autorização de novas areas de atuação que alias aumentam a cada ano com o respaldo do CFM. Se o senhor e seus colegas querem realizar procedimentos médicos basta se capacitar para isso numa faculdade de medicina. Alias algumas residencias de plastica com especialização em determinadas areas de atuação levam sim 11 anos de formação. Seria mais facil deixar essa discussão, mas para que o mau vença basta que os bons não façam nada.

      Excluir
    7. Por acaso alguém se intitula médico, mesmo não sendo nesse espaço? O problema é que alguns colegas médicos confundem medicina com estética e com várias outras áreas de atuação. Processos criminais nem sempre correm em segredo de justiça, dr. Sim, existem muitos processos por charlatanismo e muitas falsas denúncias de médicos contra profissionais da saúde também. A última vez que vi um médico fazendo isso o processo se voltou contra ele e foi processado por falsa denunciação de crime, e justamente por causa de estética. Além do processo da polícia pagou danos morais e materiais para o coitado que estava apenas fazendo o seu serviço e legal. Se era o exame físico que era necessário... imperícia do profissional, mas isso não torna todos os outros ruins, certo? Ou devo considerar todo médico incapaz quando souber de alguma imperícia? O senhor realmente quer discutir casos de imperícia relatados em jornais e noticiários em um blog de profissionais da biologia? Bom, vamos aos cursos e tempo de duração. Qualquer curso de medicina dura 6 anos. A residência da UNIFESP-EPM dura três anos. Do HC-UFPR 3 anos. A da USP dura até 5 anos. Bom, mas estética só se vê em um pedacinho de todas elas. Então se um biólogo ou outro profissional fizera graduação, mestrado e doutorado, e além disso a especialização, olha: 11 anos. Se um médico tem que fazer mil cursinhos extras e até ir nos EUA para aprender algo, significa que sua formação não é voltada para a estética, até pq um dermatologista ou cirurgião plástico aprende mesmo e prioritariamente a cuidar de patologias. O CFM ainda não curte o grupo da "medicina estética", mas ele existe. O problema é que estética dá bem menos dor de cabeça e muito mais lucro, né? Não tem nenhum mau para vencer aqui. Quem começou a destilar desinformação foi você. Mas sei que vc faz parte da ala corporativista, mas conheço muitos que não são. E mais uma vez, eu não trabalho com estética e nem pretendo. Não tenho perfil para essa área, diferentemente de um monte de colegas que conheci no movimento e estão muito bem e em sintonia com outras profissões e trabalhando com harmonia, inclusive com médicos.

      Excluir
    8. Nao sei se o sr quer tentar enrolar ou se realmente é incapaz de assimiliar informação. Achar que alguem responsavel vai publicar processo criminal de terceiros em um blog qualquer so pode ser brincadeira, especificamente um tramitando em segredo de justiça. Quem falou q todo processo criminal corre em segredo? O q tem haver nessa conversa imperícia ou falsa denuncia? Depois pesquise a diferença de impericia, imprudência e charlatanismo. Acho q vai acrescentar nas suas futuras discussões. O tempo de formação de um profissional médico é longo sim e pode chegar ate 11 ou 12 anos. Como preceptor de residencia e responsavel pela coordenação de especialidade (nao envolvida c a area de estetica) conheço melhor do q o sr sobre isso. Se tiver curiosidade vai no portal do mec que tem todos os requisitos para residencia medica. Me parece que o sr nao soube se explicar ou realmente nao sabe, mas tempo de residencia não é determinado pela instituição , e sao varias as especialidades de residencia inclusive com pre requisitos o que torna a duração variavel. Mas o q vc ainda nao entendeu, inclusive em outras afirmações de outras pessoas aqui, é que para realizar um procedimento médico mesmo q estetico precisa conhecer o funcionamento do corpo humano e identificar suas alterações. "Se era o exame fisico que era necessario" so pode ser brincadeira. Para aprender a realizar exame fisico não é so ler livro. Tem que realizar o mesmo na pratica, repetidamente e com acompanhamento de um professor. Identificar funcionamento normal do corpo é dificil. Imagine funcionamento patologico. Nao é so aplicar uma injeção ou passar um creme. Tem q saber que paciente pode fazer procedimento estético e qual procedimento. Tambem precisa saber tratar as possíveis complicações desse procedimento. Vc realmente acha q dermatologista e cirurgiao plastico aprende mesmo so a cuidar de patologias ? Não faço parte de ala corporativista, mas sim dos q defendem a saúde pública. Trabalhar em harmonia com outros profissionais nao significa fazer procedimento que vc não é capacitado. Cada um na sua área. O sr vai conhecer o mau qdo um dos seus for vitima dessa situação q vc defende, mas espero que vc encontre alguem q possa reverter isso a tempo e fazer o bem... Em paises esclarecidos nem existiria esse tipo de discussão. Tenta aprovar algo parecido na Alemanha ou Inglaterra. Algo que nem se cogita la. So aqui mesmo com politicos pouco instruidos que vai p frente mesmo. Boa sorte na empreitada do seu conselho de classe e espero q Deus proteja os desavisados

      Excluir
    9. Colega, vc apenas disse que pegou um paciente de um farmacêutico. Médicos no geral fazem um estardalhaço quando casos assim acontecem. Vide sites do CFM e correlatos. Ao solicitar a referência do caso, esperava uma comprovação, até pq meu nome está aí, minha foto também. Seria o mesmo que dizer que o médico da esquina matou três pacientes mas sem dizer nada. Segredos de justiça existem em casos específicos e quando necessários. Um caso desses normalmente está estampado nos jornais. Como não está, posso desconfiar de suas palavras. No mínimo o paciente já teria processado por danos e seria mais uma chance pro caso vir a tona.

      Imperícia seria o que mais se aproxima do que vc relatou do farmacêutico. Do seu ponto de vista, o farmacêutico não tem habilidade para fazer tais atos. Poderia ser considerado imprudente se partirmos do pressuposto que ele tem as competências necessárias e mesmo assim não tomou os devidos cuidados. Charlatanismo no geral é usado para indicar um enganador, como já indiquei lá em cima, os médicos acusavam até outros médicos de charlatões os praticantes de acupuntura. Está tudo bem documentado, dr.

      Que bom que o dr. é coordenador, assim aprende aqui também que outras profissões fazem algumas coisas iguais e possa ensinar que os médicos não são os detentores supremos do conhecimento. Eu conheço o suficiente sobre as residências, além disso, também conheço as residências das outras profissões, e inclusive recentemente conheci uma bióloga que fez RESIDÊNCIA no HC Barretos. Logo, eu sei o que são as especialidades, seus Rs e suas necessidades ou não. Os anos que citei estão descritos nos sites institucionais dessas instituições, para qualquer um ver, inclusive seus conteúdos. Não falei se são mutáveis, se são exigências ou se são simplesmente as capacidades locais que interferem no tempo de duração. Só demonstrei que vcs colocam todos os médicos na mesma caixinha das melhores universidades. Também existem muitos que só fizeram o latu senso mínimo exigido pelo médico e não tem CRM pra impedir.

      O que o senhor não quer entender é que o médico não é o único profissional que estudou o ser humano. Acha que só médico estuda Anatomia? Histologia? Embriologia? Microbiologia? Fisiologia? Patologia? Bioquímica? Farmacologia? e dentre muitas outras... esses dias conheci um médico que é orientado por biólogos para fazer aconselhamento genético na USP. Quer discutir competências exclusivas? Anatomia patológica é uma, assim como cirurgias, prescrição de medicamentos (nem todos são de prescrição exclusiva dos médicos)...

      Sobre o exame físico, o senhor mesmo diminuiu a importância do procedimento ao dizer: "Basta realizar uma avaliação clinica com exame fisico que esse tipo de doença preexistente teria sido identificado". Acontece que dentre as coisas que se esperam de especialistas nessa área, é que eles possam identificar algo e encaminhar ao médico caso necessário. Quem disse que para o exame físico basta ler um livro? Prática não se aprende só nas escolas médicas.

      Não acho que médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos aprendem só a cuidar de patologias. Eu fui claro ao dizer que a estética é apenas uma parcela do que se aprende.

      Realmente cada um na sua área, mas a estética é compartilhada por diversos profissionais. Isso independe de opiniões, é uma realidade nua, crua e pacificada pela jurisprudência.

      Apesar de ser a segunda vez que me deseja o mau, estou bem, obrigado. Sei escolher meus médicos e outros profissionais. Se quiser passo o telefone do meu médico do HC da FMUSP que cuida da minha saúde há uns anos. Clínico médico dos melhores.

      Em países esclarecidos não há corporativismo. Olha que legal esse curso na INGLATERRA que vc mesmo mencionou ensinando ENFERMEIROS, FARMACÊUTICOS e outros, além dos médicos a trabalhar com Botox: http://www.matacourses.com/botox-courses-9/

      Eu espero que os profissionais sejam bem preparados e possam atender seus clientes sem os olhos de pessoas que torcem pelo mau alheio esperando a chance de dizer: eu avisei.

      Excluir
    10. O sr chega a ser divertido do tanto q é confuso. As respostas para as afirmações do sr estao nas msgs anteriores, me parece ser dificuldade de interpretação. Meus colegas que estao acompanhando nao param de rir e pediram p deixar acontecer. Pois vai fornecer mais pacientes p nos (claro q isso em tom jocoso). Pesquise melhor sobre esse curso p ver o que ele ensina a cada profissional, vai t surpreender. E nao desejei mau (tente reler o que escrevi), mas estou avisando que o sr e os seus podem ser vitimas do que defende. Ou um bombeiro deseja o mau qdo avisa de um potencial foco de incêndio. Para terminar o sr vai dizer q eu q nao entendi o q vc escreveu me acusando de corporativismo, vc vai continuar achando q tem razao e nos vamos rir aqui de novo Mas prefiro ler o kibeloco p dar risada. Boa vida p vc

      Excluir
  3. Depois do paciente fazer um boletim de ocorrência?! Não trabalhem na área que vcs não tem condições de tratar completamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está todo mundo trabalhando muito bem, mesmo com as tentativas jurídicas e desinformação de algumas classes. Nenhuma classe faz tudo, nem a médica. Todo médico depende de auxílio de outras formações e na estética não é diferente. O mesmo médico não é capaz de operar, clinicar e fazer exames de laboratório. Entendeu? Se preocupe com seus pacientes e deixa de sonhar com o dos outros. Se escolheu a estética, tem que lembrar que vai enfrentar a concorrência. Exemplos? Nutrólogo X Nutricionista, Patologia Clínica/Medicina Laboratorial X Biologia-Farmácia-Biomedicina... estética? Essa é a área menos médica da classe.

      Excluir
  4. Por que essa invasão na área da estética hein? Pq os profissionais ao invés de atuarem em suas áreas de formação, estão migrando pra estética? Fisioterapeutas, Biomédicos, Farmacêuticos, Enfermeiros e agora Biólogos estetas??? Daqui a pouco vamos ver advogados estetas!!! Querem atuar na estética? Então façam a graduação em estética ora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A graduação em estética não o habilita para fazer os procedimentos que os biólogos almejam, logo, não há concorrência e nem sobreposição de atuação. O único que efetivamente concorre com o esteticista é o fisioterapeuta especialista em dermatofuncional.

      Excluir
  5. Acho que qualquer procedimento invasivo só poderia ser feito pelo profissional que possa emitir pedido de exames e/ou prescrever qualquer tipo de medicação. Caso contrário não faz sentido nenhum executar tais procedimentos

    ResponderExcluir