segunda-feira, 6 de março de 2017

Biologia Estética: Precisamos de 500 assinaturas!

Você sabe a diferença entre o Biólogo e um especialista na área de Ciências Biológicas? E de um médico e um especialista nas áreas médicas?

A brutal diferença entre nossa classe e outras geralmente se baseia em como pensamos e nos vemos como profissional, e se nos inserimos dentro da coletividade da profissão base (graduação) e não na especialidade.

Nos indagamos como certas profissões nadam milhas em nossa frente e como nós parecemos ficar e morrer na praia... A resposta para isso é o individualismo da profissão em especialidade e possivelmente nosso distanciamento da pessoa comum, ou seja, aquele que não vai na universidade para ver sua palestra.

Mesmo que pareça, o autor do blog não vai trabalhar com estética (eu), até porque ele trabalha na área laboratorial. Mas a diferença está nisso mesmo. Eu deveria simplesmente ignorar a área almejada por colegas única e exclusivamente pq não trabalharei na área? 

Como devemos ver o Biólogo? Como uma profissão ou como "filosofia de vida"? Você realmente entrou na graduação imaginando que teria que ficar restrito ao mundo acadêmico, dentro das paredes de universidades e falando pro resto da vida para gente "entendida" no assunto e somente no seu assunto e linha de pesquisa?

O biólogo tem total condição de trabalhar na área de estética após uma especialização e em outras áreas abrindo empresas, prestando serviços e montando seus laboratórios. Meu estágio foi em um laboratório criado por biólogas e hoje ele é conhecido no Brasil e fora dele. Fatura milhões por ano!

Há espaço para o acadêmico e profissional, e inclusive para a mescla entre eles. Precisamos de união dos Biólogos para reconhecimento da sociedade, pensar fora da "caixinha" e da receita de bolo, como se houvesse vaga para todos os biólogos nas universidades. 

Não podemos cair na ideologia de que Biólogo só pode ser bem sucedido se o trabalho dele for publicar artigos em Qualis A. Se você prestar serviços para a sociedade, receber por isso e for reconhecido por isso, deixamos de ser Biólogos?

O reconhecimento da profissão perante uma sociedade só vem se a sociedade está em contato com o profissional. Você contrata um engenheiro ou arquiteto para construir sua casa. Vai na farmácia comprar medicamentos e pode ser atendido pelo farmacêutico.

E você? É procurado para prestar quais serviços pelo público comum? Será que o público não acha que fazemos tudo por amor? Ele não acha que sabemos o nome de todas as plantas e insetos? E o que fazemos com esse conhecimento na maioria das vezes? Deixamos eles restritos nos muros das universidades! O seu professor já sabe a importância do seu trabalho e a agência de fomento também. E seu vizinho?

Posso dizer que aqui em São Paulo o controle de pragas por Biólogos está indo muito bem. Os colegas estão abrindo suas empresas, se destacando e com o apoio do CFBio/CRBio 01. Será que alguns anos atrás abrir uma empresa na área para um ecologista, entomologista ou zoólogo da área de insetos não seria um distanciamento da função do Biólogo? Qual a função do Biólogo? Fazer pesquisas e publicar? Não confundimos a profissão Biólogo com o Biólogo Pesquisador/Cientista?

O biólogo descobre uma enzima capaz de rejuvenescer a pele de pessoas. Em vários países do mundo, o biólogo vai tentar uma patente e a repassar para a indústria. Ganha ele, o local de origem da pesquisa, a indústria, pessoas (empregos para a produção da enzima) e o público final poderá ter algo antes inexistente, uma enzima que melhora a pele. E você, biólogo que tem uma clínica de estética e conhecedor de anatomia, fisiologia, histologia, microbiologia e especialista em estética, não poderia também aplicar seu conhecimento?

Quer ajudar uma área do biólogo independente da especialidade? Você quer ajudar sua profissão mesmo que não seja você a se beneficiar exclusivamente dela?


2 comentários:

  1. Ola Fernando, boa tarde ! parece que ja passou de 500 assinaturas . Qual sera o proximo passo ?! O que podemos fazer ,agora, pra gente continuar ajudando na conquista da Biologia Estetica ?! Grata, Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wowww. Só vi agora hehehhe Vou entrar em contato com o Ygor.

      Excluir