quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Biologia Estética ganha novo fôlego

Em março de 2014, o blog publicou uma matéria sobre a necessidade sobre a regulamentação da Biologia Estética, e se você CLICAR AQUI, poderá rever os pontos elencados.
Nessa publicação, indicamos nosso atraso em relação aos fisioterapeutas, biomédicos e farmacêuticos, pois todos estavam já com as áreas regulamentadas. Além disso, fizemos uma comparação entre a formação básica deles com a nossa, e constatamos que além de não possuírem muitas diferenças de conteúdo básico, todos precisam de uma especialização para atuar na área com segurança e respaldo legal.

De lá para cá, os enfermeiros também entraram na área e estão fundando suas especializações específicas.

Hoje quem atua em estética são os técnicos em estética, bacharéis e tecnólogos em estética, médicos especialistas em algumas áreas, como dermatologia e outros profissionais da saúde. Quem iniciou na área dentre os outros profissionais da saúde foram os fisioterapeutas. Os biomédicos vieram depois, assim como os farmacêuticos e por último os enfermeiros. Quando faço esse histórico dessas profissões de saúde de nível superior, me refiro ao histórico do reconhecimento por seus respectivos conselhos.

Há poucas semanas, os comentários da nossa antiga publicação sobre o assunto voltou com tudo, e inclusive ganhamos novas assinaturas na petição pela regulamentação da área direcionada ao Sistema CFBio/CRBios.

Contribua também pela regulamentação: 

Precisamos nos mobilizar para mostrar ao CFBio que devemos lutar pela área. Que com respaldo, poderemos emitir o TRT - Termo de Responsabilidade Técnica perante a Vigilância Sanitária. Que os biólogos interessados na área não desejam simplesmente praticar a estética, e sim que com uma especialização em Saúde Estética ou mesmo em futuras em Biologia Estética (após regulamentação) poderemos praticar a estética com capacidade técnica e com a garantia de fiscalização do sistema CFBio/CRBios. Precisamos saber quais são os procedimentos que podemos realizar, quais são seguros, quais são eticamente aceitáveis e quais poderemos fazer com a especialização X ou Y!


Estamos criando um grupo no Whatsapp para começarmos a nos mobilizar, dialogar e como nos comunicar de forma mais eficaz com o CFBio/CRBios sobre o assunto para os sensibilizar. Envie seu contato para biologiaprofissional@outlook.com e indique no título do e-mail ou corpo que deseja ser incluído no grupo de trabalho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário