sábado, 9 de janeiro de 2016

Como um Biólogo se torna um Paleontólogo?

Fonte: i.imgur.com/

Se for para tentar lembrar quando vi um dinossauro pela primeira vez na TV, não conseguirei dizer exatamente! Só sei que a primeira vez que vi, foi na primeira metade da década de 90! 

A famosa fita que meu pai trouxe da locadora de vídeos foi algo diferente, pois ele a trouxe sem mim, ou seja, por livre vontade! Estava lá eu vendo descrente um filme que não fazia ideia do que se tratava, mas achei interessante a capa ser preta e não lisa. Os "ossinhos" eram mais altos!

A minha cara de espanto foi a mesma dos atores quando o "braquiossauro" aparece para dar umas beliscadas no que me parece ser um eucalipto.

Fonte: apaisana.com

Críticas ao filme por inverdades científicas? Existem bastantes, mas pelo menos para mim, foi a faísca que acendeu minha vontade pela pesquisa em Paleontologia, e eu nem sequer conhecia a Biologia.





O que é a Paleontologia?

Paleontologia é o estudo da História da Terra, com base nos registros fósseis. Por sua vez fósseis são restos, evidências ou vestígios de organismos (fungos, bactérias, outros organismos unicelulares protistas, vegetais, animais invertebrados e vertebrados), que viveram no passado geológico e estão preservados nas rochas sedimentares. 

Fonte: http://www.rc.unesp.br/museupaleonto/paleonto.htm

Apesar de muitos pensarem que Paleontólogos são sistematas/taxonomistas de seres extintos, vimos que o conceito e área é mais abrangente.


Quem pode seguir carreira nessa área?

Diferente de alguns países que possuem uma graduação em Paleontologia, no Brasil consegue-se tornar um Paleontólogo através da pós-graduação, especialmente nos mestrados e doutorados. A grande maioria dos Paleontólogos são graduados em Ciências Biológicas ou em Geologia, pois ambas tem preparo parcial para a área. Podemos encontrar pessoas formadas em geografia, ecologia e até história na área.

É importante destacar que para um Biólogo ir para a paleontologia, o estudo das geociências são indispensáveis, além de evolução.

Não há regulamentação específica para essa profissão, ou seja, é uma especialidade do Biólogo no Brasil e regulamentada pelo CFBio.

Quais são as áreas da Paleontologia?

A mais famosa com certeza é a Paleontologia de Vertebrados, ou seja, a que cuida dos dinossauros, mamíferos e outros. Não podia ser diferente, já que é a mais explorada pela academia e mídias. Quase todo mundo descobre a área por causa de filmes ou documentários bem feitos.

Mas existem outras áreas como: 
  • Paleontologia / Paleobiologia de Invertebrados, que constitui o estudo dos fósseis de animais sem coluna vertebral diferenciada;
  • Micropaleontologia, que estuda os fósseis de organismos unicelulares, ou observáveis apenas com o auxílio de estereomicroscópios ou microscópios;
  • Paleobotânica, que investiga os macrofósseis vegetais;
  • Paleoecologia, que estuda os ecossistemas antigos;
  • Bioestratigrafia, que trata da distribuição dos fósseis nas camadas de rochas sedimentares;
  • Tafonomia, que estuda como são formados e preservados os fósseis nas rochas sedimentares.

Onde estão os cursos na área?

Você pode encontrar cursos livres por aí, até especializações, mas são nos mestrados e doutorados que você pode ficar bom mesmo na área.

Vou destacar 2 lugares que pesquisei bastante. A Paleontologia ainda é pouca explorada em nosso "pequeno" país, por isso acabamos por ter que entrar em uma pós que não tem um foco na paleontologia, ou seja, são linhas de pesquisa dentro de outras grandes áreas como a zoologia ou geociências, com uma exceção.

Veja abaixo dois exemplos:
  • Mestrado em PATRIMÔNIO GEOPALEONTOLÓGICO
Onde fica? Museu Nacional do Rio de Janeiro, Departamento de Geologia e Paleontologia, UFRJ.

Diferencial? É o único mestrado efetivamente voltado para Paleontologia no Brasil.


  • Mestrado em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade
Onde fica? Museu de Zoologia da USP, Universidade de São Paulo.

Diferencial? É um programa exclusivo para a área animal. Há linhas de pesquisa em Paleontologia.










Existem muitos outros lugares no Brasil que podem ter linhas de pesquisa na área, e você pode conseguir ver no link http://www.sbpbrasil.org/pt/onde-estudar.


Veja também o documentário o Brasil da Pré-História clicando aqui. Conheci um dos diretores e para o Brasil, é um tipo de material muito bom, pois se precisa de muito dinheiro para fazer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário