quinta-feira, 23 de abril de 2015

É coisa de Biólogo: Circulação Extracorpórea

Fonte: Site da SBCEC
Aproximadamente um ano atrás, publicamos nossa primeira entrevista da série É coisa de Biólogo.

Foi um sucesso e recebemos muitos elogios, principalmente por mostrar uma área bem diferente, que no caso era o Biólogo poder trabalhar na Saúde da Família.

Hoje inovamos mais uma vez, e tenho quase certeza que a grande maioria dos Biólogos não sabe ou desconhece a possibilidade do Biólogo poder trabalhar com a Circulação Extracorpórea. Trabalhar junto de enfermeiros e médicos em sala de cirurgia, pode ser interessante para quem sempre desejou algo bem aplicado. Essa é mais uma demonstração de que o Biólogo é um dos profissionais mais versáteis, e que trabalham com qualquer tipo de vida e de diversas maneiras.

Nossa entrevista dessa vez é com o Marcio Roberto do Carmo, Biólogo Perfusionista do Hospital das Clínicas da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, Estado de São Paulo e membro da diretoria da atual gestão da SBCEC - Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea.

É coisa de Biólogo: Circulação Extracorpórea


Blog - Bom dia Marcio. O que é CEC - Circulação Extracorpórea?
Biólogo Marcio - A Circulação Extracorpórea (CEC) e também chamada de perfusão, é um conjunto de aparelhos e técnicas que permitem a substituição temporária das funções de bomba do coração e ventilatórias dos pulmões.

Blog - Quais os profissionais que fazem a CEC?
Biólogo Marcio - A profissão perfusionista ainda não está regulamentada pelo Ministério do Trabalho, porém coube a SBCEC definir o perfil destes profissionais dentro do ponto de vista da regulamentação. Neste caso os  seguintes profissionais podem exercer a profissão: biólogos, enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas, médicos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, ou seja, todo profissional diplomado em curso de superior na área da saúde.

Blog - Quais tipos de procedimento se faz em uma cirurgia em que necessitam da CEC? Vocês solicitam exames de hematologia e bioquímicos também, como vi em outra reportagem com Biomédicos?
Biólogo Marcio - A Circulação Extracorpórea foi desenvolvida para possibilitar a cirurgia cardíaca em céu aberto, ou seja, todo procedimento cirúrgico que seja necessária a parada cardíaca, e isso só é possível com o uso da CEC. O profissional de perfusão é imprescindível na equipe multiprofissional que realiza cirurgias do coração, mas há muito tempo a CEC tem sido usada em outras especialidades médicas, como na Neurocirurgia para a retirada de tumores cerebrais considerados inoperáveis, com o resfriamento do paciente por meio da CEC e parada circulatória total. Atualmente é também usada em Oncologia, para circulação de quimioterápicos no tratamento de tumores em membros superiores e inferiores além de tumores localizados em cavidade abdominal. A CEC também é utilizada em procedimentos cirúrgicos da Urologia para auxiliar na retirada de tumores renais que invadem a veia cava superior e átrio direito de alguns pacientes, ou seja, a cada dia se descobre uma nova utilização para a CEC. O papel do perfusionista na condução da CEC é procurar manter o paciente durante o procedimento o mais próximo da sua fisiologia normal e esse controle é feito através de alguns exames laboratoriais como gasometrias, eletrólitos e Tempo de Coagulação Ativada (TCA).

Blog - Como descobriu a área e foi parar na CEC?
Biólogo Marcio - Sempre trabalhei na área de saúde e em uma boa parte do tempo em setores ligados a Cardiologia, como o cateterismo cardíaco e medicina nuclear, “daí para a perfusão foi um pulo”. No entanto, ao pensar em trabalhar com um equipamento que substituiria o coração e o pulmão fez com que eu aumentasse o meu interesse. Em 1991 me inscrevi no primeiro curso de formação de perfusionistas da SBCCV e entrei na equipe de Cirurgia Cardíaca do HC da UNICAMP.

Blog - Nos conte um pouco sobre a SBCEC - Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea, e como você chegou em sua diretoria.
Biólogo Marcio - Em 1992 tive o primeiro contato com a SBCEC, entidade que foi fundada em 1979 e que congregava praticamente todos os profissionais da área. Na época a entidade tinha como proposta defender e organizar os perfusionistas para o reconhecimento e a regularização da profissão. Além da organização anual do nosso congresso que é um grande marco para a categoria. Em 2008 recebi o convite para compor a diretoria da SBCEC com a responsabilidade de continuar o trabalho e alcançar o propósito dos criadores da entidade. Ao longo destes anos a importância da SBCEC tem aumentado assim como as responsabilidades dos seus diretores. Conseguimos a CBO do Perfusionista, o reconhecimento por parte do Conselho Federal de Biomedicina e avanços em outros conselhos que integram as profissões que compõem a Perfusão. O trabalho continua, acompanhamos de perto o projeto que se encontra no congresso nacional referente à regulamentação da profissão, não perdendo a perspectiva do reconhecimento via os conselhos.

Blog - O que um Biólogo tem que ter de diferencial para você, para atuar na área?
Biólogo Marcio - O perfil do Biólogo que queira trabalhar como perfusionista, em minha opinião, deverá ter afinidade para com a área da saúde, com boa base em conhecimentos de fisiologia e essencialmente ser responsável, afinal todos os dias uma vida irá depender da sua expertise e dedicação. Entretanto este profissional deverá realizar a prática de estudos de forma contínua, pois mesmo que o trabalho pareça mecânico nunca será um procedimento igual ao outro.

Blog - Quanto se ganha em média trabalhando com CEC? Há um valor fixado por trabalho ou costuma haver vínculo empregatício?
Biólogo Marcio - Apesar da profissão de perfusionista não ser regulamentada, muitos concursos são realizados no Brasil para contratação destes profissionais com os mais variados salários. A falta de regulamentação faz com que perfusionistas não tenham sindicato e piso salarial, no entanto é importante que o profissional saiba valorizar-se, pois realiza uma função de alta complexidade e responsabilidade, portanto deve receber remuneração adequada. Em muitos casos há vinculo empregatício, principalmente em hospitais públicos, e apesar do Sistema Único de Saúde (SUS) possuir em sua tabela remuneração para Perfusão, na maioria das negociações com as equipes de Cirurgia Cardíaca o valor mínimo negociado é o mesmo pago ao segundo auxiliar do cirurgião.

Blog - Já que há Biólogos atuando na área, a SBCEC já entrou em contato com o CFBio - Conselho Federal de Biologia para que regulamentem a área para os Biólogos?
Biólogo Marcio - Esta nova gestão da SBCEC está criando um cronograma de ações que visam regulamentar a profissão. Este cronograma passa pelo acompanhamento via parlamento do projeto de regulamentação da profissão e o reconhecimento via os conselhos federais. Neste sentido esperamos concluir o mais breve possível e contar com toda a ajuda que pudermos dos colegas biólogos, e de todos os que possam contribuir para o êxito desta empreitada.

Blog - Apesar de sermos profissionais da saúde, você vê ou já presenciou preconceito com o Biólogo na CEC?
Biólogo Marcio - Em todos estes anos de profissão e de diretoria da SBCEC, nunca tive contato com nenhuma forma de discriminação ou preconceito em relação aos biólogos na CEC ou em qualquer área da saúde.

Blog - O que diria a um Biólogo interessado em CEC?
Biólogo Marcio - Talvez minha resposta possa ser tendenciosa e/ou apresentar algum conflito de interesse. De qualquer forma eu o apoiaria a seguir em frente, pois se trata de uma área surpreendente. Para profissionais com perfil para pesquisa este é um campo com muitas oportunidades e desafios.

Blog - Você acha que a atual formação do Biólogo está de acordo com as necessidades do mercado? O que mudaria se achar que não?
Biólogo Marcio - Não poderia falar a respeito da formação atual dos biólogos, afinal temos inúmeras faculdades de biologia em todo o Brasil sendo que cada uma delas com ênfase diferente em diferentes campos do conhecimento. De maneira geral, acredito que a formação é adequada, porém é importante ressaltar que o profissional deverá estar sempre ligado ao mercado com a participação de cursos de reciclagem, congressos e tudo o que for pertinente à área.

Blog - Teremos algum evento da área esse ano? Por favor nos indique!
Biólogo Marcio - Em novembro deste ano nosso mais importante evento, o Congresso anual, será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro em Vitória – ES, no hotel Golden Tulip, na Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 635. Serão discutidos diversos temas relacionados com a Circulação Extracorpórea, sendo este um momento ímpar para se ter contato com colegas e novas tecnologias ligadas a área.

Obrigado Marcio!!!

Marcio Roberto do Carmo é Biólogo, formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu - SP, atual CEUNSP, especialização em Circulação Extracorpórea pelo Departamento de Perfusão da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular - SBCCV, especialista pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea - SBCEC e atualmente ocupa o cargo de 1º tesoureiro da SBCEC.
Contato: mrobertocarmo@uol.com.br

Para saber mais sobre o assunto, se informe no site abaixo: 
SBCEC - Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea

O Evento citado pelo Marcio acontecerá em Vitória, capital do Espírito Santo. Olhe abaixo o folder do evento e outros relacionados:



Um comentário:

  1. Parabéns por mais esta matéria esclarecedora e empolgante sobre as diferentes áreas de atuação do Biólogo. Gostei muito!

    ResponderExcluir