quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Sindicato dos Biólogos do Rio de Janeiro: Onde está?

Boa noite pessoal!
Meus leitores já sabem que minha visão para a valorização do Biólogo passa pelo fortalecimento das instituições, e não jogar todos os nossos "carmas" no Sistema CFBio/CRBios. Claro que para quem acompanha os CRBios e o CFBio como um todo como eu, você consegue notar maneiras diferentes dessas gestões, um esforço maior aqui e ali, um comodismo lá e assim vai, mas como já disse e vou dizer novamente é que, o que está faltando aos Biólogos são os sindicatos.

Na era digital, onde você consegue fazer qualquer página na internet de graça, ou um simples Facebook, muito utilizado por qualquer órgão, faço alguns questionamentos ao Sindicato do Rio de Janeiro:

  • Como vocês não possuem um veículo de comunicação em plena era digital?
  • Qual o real endereço de vocês?
  • Onde está a sede do sindicato?
  • Quais foram as negociações coletivas nos últimos anos e desse ano?
  • Como um Biólogo pode entrar em contato com vocês?
  • Como podem ficar omissos e não darem sinais de vida com tantas coisas acontecendo, como o PL do Piso do Biólogo, o caso do concurso de Niterói, dentre outros?
Achei o início de um Facebook, mas sem nada para oferecer além de duas fotos (https://www.facebook.com/sinberj/timeline?ref=page_internal) - Atualizado em 25/02/2015.

Muitos dos meus leitores são do Rio de Janeiro, e acabo recebendo e-mails de dúvidas trabalhistas obviamente, mas tento indicar vocês e nem tem como eu fazer isso, como já fiz para colegas do RS e MG.  

Possíveis endereços do Sindicato, de acordo com o "Google":

  • Rua Conde de Bonfim, 10, sala 515, Tijuca - Rio de Janeiro - RJ, CEP 20520-053
  • Rua Fonseca Teles, 121, 5º andar, São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ. CEP 20940-200

Telefone? (21) 2567-4971



Pesquisando na Internet

Para tentar achar mais informações, achei uma convenção coletiva de trabalho de 2012/2013, entre o Sindicato com os Biólogos do RJ e Sindicato dos Laboratórios de Patologia e Análises Clínicas do Estado do Rio de Janeiro SINDILAPAC-RJ.


Nessa convenção acima, podemos ver quem é o representante do Sindicato dos Biólogos, mas por via das dúvidas fui no cadastro nacional saber mais, como consta a foto abaixo:



Ao que parece, o Biólogo Luiz Fernando da Silva Brito - CRBio 12882/02-D é o atual representante do sindicato, e apesar de estar ativo no CRBio, não está dando o retorno de comunicação que os Biólogos do RJ merecem. A grande questão é que, apesar de ninguém saber quem é, onde o sindicato está, como entrar em contato, já me disseram que alguns Biólogos pagam a contribuição para esse sindicato, já que ele está ativo.

O buraco é mais fundo

Não contente com a pesquisa acima, fui até o Ministério do Trabalho e Emprego (site), fazer pesquisas de acordo com o CNPJ e, consegui algumas informações como constam nas fotos abaixo:



No site do Ministério do Trabalho e Emprego, consta um 3º endereço para o sindicato, um e-mail e dois telefones, como descrito abaixo:

Endereço: Rua Barão de Ubá, 185, Casa 02, Praça da Bandeira, Rio de Janeiro-RJ. CEP 20260-050
sinberj@ig.com.br
Telefones: (21) 2293-3079 e (21) 8224-8197 (será que o celular não tem um 9 no início agora?).

O que dá para se notar dos dados acima? É que somente essas poucas pessoas sabem onde ocorre as reuniões, se é que ocorrem. 

Mas o mais importante das fotos acima é que o mandato se encerra esse ano, em 13/10/2015, o que os coloca em vias de eleições. Mas onde está ou será publicado o edital da eleição? Quem pode concorrer? Como está o estatuto sobre essa questão? Chapa única de novo?

Graças aos contatos que obtive nessa empreitada na valorização dos Biólogos, estou ajudando no que posso na criação de outro SINDIBIO, com o apoio do CRBio local, indiquei uma central de sindicatos e está dando certo, mas o caso do RJ é diferente, porque ele já existe e só se tornará atuante se os acomodados de lá saírem da toca ou darem espaço para quem quer trabalhar pela categoria.

E se os Biólogos do RJ levassem algum fiscal do MTE e Ministério Público aos endereços citados? O bicho sai da toca?

Como nossos colegas podem denunciar assédio, demissão injusta, fazer uma homologação assim? Biólogos, tá na hora de mostrar que a "Evolução" não é só mais uma teoria! Ou vão apenas se adaptar ao ambiente?

20 comentários:

  1. Precisei do Sinberj em 2013 para fazer uma homologação de uma rescisão de contrato, mas não encontrei. Também já peregrinei por esses 3 endereços citados atrás da incorporação dos meus dissídios e também não encontrei. Somente uma vez consegui me comunicar por meio de e-mail com uma secretária do Sinberj em 2010. Eu apoio a criação de um novo sindicato de biólogos nos Estado do Rio de Janeiro e até me ofereço para fazer parte dele. O que não podemos é continuar sendo representados por fantasmas que só aparecerem para recolher a contribuição sindical. Vou divulgar esta postagem em minhas redes sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Prof. José Antonio Dias.

      Me mande um e-mail para biologiaprofissional@outlook.com

      Excluir
  2. Também já precisei para homologação e não consegui contato, tive que fazer no Ministério do trabalho.
    Agora preciso pagar a anuidade sindical, para não ser descontada 1 dia de trabalho e também não consigo.
    Alguém pagou 2015?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de pagar a anuidade sindical mas, não encontro. Serei descontada 1 dia de trabalho novamente. Enviei um email para o crbio2 para fiscalizar isso. Não sei o que faço. É um absurdo!

      Excluir
  3. o sinberj esta jogado aos rator e baratas, so existe na internet. o prisidente do sinberj e um inresponsavel, aproveitador e mais alguns adjetivos que nao devo escrever. e fique atento que algumas pessoas de outros sindicatos estao querendo absorver este sindicato dos biologos para poder massacrar mais ainda,os prifissionais.

    ResponderExcluir
  4. Estou para ser contratado por uma empresa que está me cobrando o comprovante de contribuição sindical. Respondi dizendo que não sou sindicalizado mas pago o CRBio e se isso serviria. Estou aguardando a resposta, porém com o que li aqui vejo que realmente nem se eu quisesse me sindicalizar.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Também não consigo falar nos telefones. Alguém poderia me informar o piso de biólogo para 2016 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No RJ existe uma lei estadual para o Biólogo.

      Excluir
    2. Prezados, boa tarde!

      A lei que institui o piso salarial no Estado do Rio de Janeiro é a 7.267 de 26 de Abril de 2016. Todo ano é instituída uma lei com o piso para as profissões, geralmente no primeiro trimestre.

      Excluir
  6. Fui obrigada e a ser incluída no sindicato dos comerciários por não encontrar o meu próprio sindicato, e acabo sendo descontada de várias formas que não gostaria, também deixo de receber como RT, pois o sindicato dos comerciários não rege nada nesse sentido.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite. Eu sei muito sobre este sindicato e do seu " presidente". Breve estarei comunicando a policia federal como este "presidente", vem se mantendo na "presidência" por tantos mandatos juntamente com a sua chapa de mentirinha. Aguardem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sei que tentou publicar mais comentários, mas como está em anônimo, prefiro preservar o blog de futuros ataques e problemas. Se você se identificar, não há problema algum em publicar. Obg pela compreensão.

      Excluir
  8. Bom dia, tb gostaria de saber onde fica a sede desse sindicato, já que tenho várias dúvidas em relação ao meu 1° vínculo como bióloga em uma empresa. A empresa em que trabalho não me desconta nada em relação a sindicato e nem questionou sobre. Mas não sei se estão cumprindo a carga horária devida e o único acordo coletivo que achei, foi esse que a página citou e, segundo a empresa, foi revogado.

    ResponderExcluir
  9. Prezados, o último endereço do SINBERJ que consta na Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical de 2016 emitida pela Caixa Econômica Federal é na Rua Alvaro Alvim 37 Sala 380, Centro CEP 20031-010, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o endereço do CRBio RJ se não me angano.

      Excluir
  10. O CRBio fica na mesma rua porém em outro número, o endereço Rua Alvaro Alvim 37 Sala 380, Centro CEP 20031-010, Rio de Janeiro consta na Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical de 2016 e 2017 emitida pela Caixa Econômica Federal, se não tiver nada no endereço informado será necessário fazer uma denuncia pois o sindicato só existira no boleto de cobrança e não executa as suas funções primordiais.

    Dados da Guia de Recolhimento de 2017:

    Sindicato dos Biólogos do Estado do Rio de Janeiro - SINBERJ
    Código da Entidade Sindical: 012.000.89577-0
    CNPJ: 00.330.211/0001-92
    O código do Beneficiário do valor arrecadado é o mesmo da Entidade Sindical: 012.000.89577-0

    ResponderExcluir
  11. Qual o valor da contribuição, 2017?

    ResponderExcluir
  12. Alguém já experimentou procurar o Ministério Público do Trabalho para saber se algo pode ser feito, como pedir uma intervenção no sindicato?

    Sei que é um resquício da época da ditadura, mas essa possibilidade ainda não foi removida da CLT:

    CLT Art. 528 - Ocorrendo dissídio ou circunstâncias que perturbem o funcionamento de entidade sindical ou motivos relevantes de segurança nacional, o Ministro do Trabalho e Previdência Social poderá nela intervir, por intermédio de Delegado ou de Junta Interventora, com atribuições para administrá-la e executar ou propor as medidas necessárias para normalizar-lhe o funcionamento. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 3, de 27.1.1966)

    ResponderExcluir