quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Você sabia? A maioria dos CRBios não irão entregar as agendas 2015

Fonte: http://www.mersonn.com/

Para quem usa uma agenda todo ano pode parecer um pesadelo, mas não é! Esse ano a maioria dos CRBios não irão te entregar a famosa agenda do Biólogo, aquilo que muitos acham que é o único benefício que o Sistema CFBio/CRBios dá.

Como de costume, sempre faço uma visita no site do CFBio e CRBios para ver se tem alguma novidade, pois como muitos sabem, boa parte do conteúdo daqui é extraído, mastigado e repensado desses sites, incluindo aí a de outros conselhos de outras classes. 


Acontece que me deparei com o seguinte no Portal do CRBio 02: Comunicado

Mas o que diz esse comunicado? Veja abaixo:

"Este ano, a grande maioria dos Conselhos integrantes do Sistema CFBio/CRBios decidiu não confeccionar a agenda de 2015. Os motivos foram os altos custos de arte, impressão e distribuição por meio dos Correios, além do habitual extravio de centenas de exemplares, principalmente por conta de endereços desatualizados.

Fora tudo isso, muitas agendas, anualmente, chegavam aos domicílios dos biólogos a partir de março ou até mesmo em abril.

O CRBio-02 já estuda novos projetos visando reverter o valor que seria gasto na confecção de 10 mil agendas para a implantação de ações e a promoção de eventos que beneficiem os seus registrados.

O Conselho agradece a compreensão de todos e aproveita para solicitar sugestões que possam ser implantadas no Rio de Janeiro e no Espírito Santo".


Alguns questionamentos: 

Quantos conselhos tiveram a coragem de dizer isso? 

Ou quantos conselhos o fariam em ano de eleições?


Em uma olhada em todos os sites dos CRBios não se vê notícia semelhante... Só o CRBio 02 não vai entregar? Ou os outros resolveram ficar quietos com medo do que já ocorre no Facebook? Todos serão transparentes?

Biólogos, aproveitem a chance de mandarem sugestões! Onde se precisa realmente de investimentos? Em mais unidades de atendimento? Mais cursos? Mesmo sabendo que os cursos não são obrigação do CRBio...

E não venham me dizer que o CREA faz isso ou aquilo ok? Eu tenho CREA faz quase dois anos, e a única coisa que recebi foi uma revista comemorativa de dezembro passado, onde só falam de passado! Nada de curso, de emprego, de luta pela minha outra formação.

Biólogo, aprenda a enxergar mais! Será que eu, de São Paulo, sou mais ligado do que ocorre aí no Rio de Janeiro e Espírito Santo do que vocês que estão reclamando das agendas? A última coisa que esperava era o que li de alguns colegas de profissão... Simplesmente esqueceram de tudo? Ou estão cegos de raiva? 

Só para relembrar o que disse, deveriam ler essa publicação: As limitações jurídicas dos Conselhos Profissionais: CRBio não é clube de vantagens

Lembram do caso da Petrobrás? Aquele que os Biólogos ganharam o direito de concorrer na vaga de Engenheiro Ambiental (que ganha muito mais e suas atribuições são do conhecimento de um Biólogo)? 

Foi graças ao Sistema CFBio/CRBios esse ganho! Sabe o que o CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia fez? NADA!

Quem lutou pelos engenheiros? A ANEAM - Associação Nacional de Engenheiros Ambientais.

Já disse uma vez! Quer mudar? Entre com uma chapa! Não reclame depois de descobrir que não dá para fazer o que quiser sem ser processado por improbidade administrativa em uma autarquia federal, que tem como atividade fim a fiscalização dos profissionais Biólogos em favor da SOCIEDADE COMUM, e não obter vantagens para a própria categoria. 

Tentem aprender com as classes organizadas. Tem muita conquista que achamos que é o conselho quem consegue, e não é. Isso porque o conselho tem limitações, mesmo cantando vitória. Criem os órgãos que realmente são feitos para a valorização do Biólogo. Apoiem as iniciativas que já existem!

Cadê o sindicato do Rio de Janeiro por exemplo? Onde está o presidente que é incapaz de colocar uma página gratuita na internet? Onde está a pauta de reivindicações dos acordos coletivos? Onde vão parar as contribuições? Onde encontrar a sede do sindicato? Opa! Viu como com o sindicato essas perguntas ficam pertinentes? Pois é missão dele lutar pelos direitos dos Biólogos, mas é justamente alguém que ninguém sabe quem é, quem elegeu, que eu fico tendo que responder e-mails... Esse órgão sim peca e muito nas suas atribuições!

Atualização - 23/01/2015

Me passaram que o CRBio 3 confirmou que também não irá entregar!
Já um Bióloga do Paraná (CRBio 07) já recebeu a sua!

Resposta do CRBio 02 no Facebook:

CRBio-02 Prezados biólogos,

O CRBio-02 compreende a insatisfação de vocês por não receberem um brinde que virou hábito no decorrer de alguns anos. Contudo, acredita que todos entendam o quanto foi investido nos últimos tempos, em benefício dos registrados e visando agregar valor à profissão. 

A seguir, descrevemos rapidamente algumas ações que merecem destaque:

1. Contratação de 21 profissionais via concurso público para dar mais eficiência e agilidade aos serviços prestados.

2. Com um novo time de fiscalização, em 2014, o Conselho teve uma atuação proativa por meio de 27 solicitações de retificação de editais de concursos públicos, beneficiando os biólogos registrados. 

3. Também garantiu o espaço do biólogo em grandes instituições como: Ministério Público da União (MPU), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Companhia Docas do Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Petrobras, entre outras. 

4. Marcou presença em eventos da categoria para dar visibilidade a missão, visão e objetivos estratégicos, evitando que confundam o Conselho, uma autarquia federal, com organismos de classe como sindicatos e associações.

5. Marcou presença em eventos da categoria promovendo as áreas e subáreas de atuação do biólogo.

6. Assinou convênios de cooperação técnico-científica dando acesso a cursos como os que são oferecidos pelo Instituto de Pós-Graduação (IPOG) e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (IDAF). 

7. Manteve representação em vários organismos de natureza deliberativa e consultiva, como: Conselho Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, Conselho Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo, Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, entre outros.

8. Investiu em dois grandes eventos – no Rio e no Espírito Santo – ambos muito elogiados e prestigiados por mais de 500 pessoas, entre profissionais e estudantes.

9. Deu continuidade ao Prêmio Biólogo Antônio Bianchi Nunes e ao II Concurso de Fotografia Sebastião Fontinha.

10. Criou uma Assessoria de Comunicação que tem como objetivo manter os biólogos informados sobre todas as ações do CRBio-02: via grande imprensa, Facebook (com 5.495 fãs), Twitter (943 seguidores), Informativo Digital – Em dia com o seu Conselho (mail list de 13 mil pessoas), Informativo Impresso – Biólogos (tiragem de 10 mil exemplares). 

Atenção:

É bom ressaltar que o boleto da anuidade é distribuído diretamente pelo Banco do Brasil, enquanto a agenda é distribuída pelos Correios.

Destacamos que o informativo impresso Biólogos tem como foco dar visibilidade aos profissionais que fazem a diferença. Confira a última edição por meio do link http://portal.crbio-02.gov.br/img/arq/revistas/Dez2014.pdf

Para saber tudo que o Conselho está fazendo em seu benefício, cadastre já o seu e-mail no sitewww.crbio-02.gov.br

e receba o informativo digital Em dia com o seu Conselho.
Quem quiser verificar as contas do CRBio-02, é só acessar o link http://portal.crbio-02.gov.br/Transparencia.aspx

Para conhecer melhor o papel do seu Conselho, assista aos vídeos institucionais. Acessehttp://portal.crbio-02.gov.br/Videos.aspx

A Diretoria do CRBio-02 está a sua inteira disposição para outros esclarecimentos.
Atenciosamente,

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CRBio-02

Nenhum comentário:

Postar um comentário