terça-feira, 12 de agosto de 2014

Biólogos unidos em Brasília

Deputado Federal Vicentinho / PT-SP

Fonte: O Diário Online
Quando posto que se estamos quietos é porque estamos armando (trabalhando) não é mentira... 

Para quem é leitor do Blog sabe que ele nasceu para ser diferente. Ele não nasceu para ser um Blog de divulgação de conhecimento científico, mas sim para a difusão da profissão, sua valorização e assuntos políticos diversos que envolvam o profissional Biólogo.


Quando ano passado publiquei sobre o Ato Médico, percebi que muitos colegas ansiavam por mais notícias relacionadas, e posteriormente quando publiquei sobre o PL do Piso Nacional dos Biólogos, o Blog estourou.

Graças ao acompanhamento de alguns leitores assíduos, da entrada de colegas como a Regiane e Deivid no Blog, eu mesmo me mantive motivado sobre algumas questões, incluindo o PL obviamente. Um desses leitores, o Biólogo Flávio Maschio deu uma ideia que logo concordei, apesar de não conhecer o caminho na prática.

O Biólogo Fabiano (SINDIBIO-MG) foi o primeiro a comentar na publicação (2013), então nosso contato foi natural. O CRBio 02 teve um contato diferente, mas como divulgou a matéria, a petição, naturalmente os convidei para a causa. A evolução de contatos vai ocorrendo de acordo com que se percebem as afinidades.

A junção de um órgão de fiscalização, um sindicato, um meio de divulgação (blog), e um profissional tornou a situação dinâmica, com uma característica interessante, onde se encontravam vários pontos de vista sobre uma mesma situação.

O que torna uma profissão forte é a luta pelas concordâncias, e não o desânimo das discordâncias.

Essa união resultou em uma audiência em Brasília, que teve o apoio da Prefeita de Avanhandava-SP e seu esposo, Sueli Navarro Jorge e Ricardo Jorge respectivamente. Quem os recebeu na capital do país foi o Deputado Federal Vicentinho, líder do PT na câmara, e ex-presidente da CUT. Basicamente o assunto foi o PL do Piso do Biólogo (o avanço dele), o concurso de Niterói-RJ em que iniciamos uma campanha aqui no Blog e a regularização final para a atuação do SINDIBIO-MG.

Não posso deixar de frisar a competência e simpatia da Luciana Jesus do gabinete do deputado. Nos ajudou com a agenda e respondeu todos os e-mails! Acreditem, foram muitos! A Cinthia e o departamento de comunicação como um todo do CRBio 02 também merecem todos os nossos agradecimentos!

Não vou publicar mais do mesmo, mas vou colocar aqui o que já saiu por aí! Em frente Biólogos!


Por intermédio de nosso colega de SP Fernando César, fundador do Blog "Biólogo Profissional da Vida", hoje tivemos reunião com o Dep. Vicentinho do PT, que nos deu atenção imediata perante à nossa pauta de reivindicações e orientações dos melhores caminhos a serem seguidos para atingir os objetivos da categoria, no que trata do piso salarial e relações de trabalho, bem como da atuação das interfaces entre os conselhos e entidades representativas da classe no fortalecimento das ações institucionais e ao mesmo se colocou à disposição, bem como de sua assessoria, a nos apoiar nas causas em trâmite e nas que ainda estão porvir. — em Câmara dos Deputados.

Fonte:
Facebook do SINDIBIO-MG


Presidente do CRBio-02 participa de audiência em Brasília pela valorização dos biólogos

Para fortalecer o movimento de valorização da atuação profissional dos biólogos, o CRBio-02 foi convidado pelo estudante de Ciências Biológicas Fernando Cesar, fundador do Blog Biólogo: Profissional da Vida a representar o Conselho em audiência na cidade de Brasília, a fim de abreviar o caminho para a votação do PL 5755/2013, que dispõe sobre a jornada, condições de trabalho e piso salarial nacional dos Biólogos. O estudante divulgou pioneiramente a proposta (em julho de 2013) através do Blog, e desde então os profissionais conheceram e a propagaram nas redes sociais, chegando ao conhecimento do CRBio-02 e do Sindicato dos Biólogos de Minas Gerais.

Nesta quarta-feira, dia 6 de agosto, o presidente do CRBio-02, Vicente Moreira Conti foi recebido em Brasília pelo Deputado Federal Vicentinho, líder do PT na Câmara, e ex-presidente da CUT. A reunião foi uma representação do CRBio-02 em apoio às lideranças que atuam em prol da profissão, eleita pela ONU entre as dez maiores do século.

Em pauta, estiveram a votação e aprovação do PL 5755/2013, de autoria do Deputado Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS) e questões pertinentes à inclusão dos biólogos em Concursos para cargos competentes à profissão.

“A reunião foi positiva, o deputado federal Vicentinho ouviu as demandas apresentadas, que constituíram-se basicamente no seu apoio ao PL 5755/13, a exposição da questão do concurso da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) para a Prefeitura de Niterói/ RJ e o apoio ao Sindicato dos Biólogos de MG. O deputado imediatamente ligou para o Deputado Policarpo, autor do substitutivo ao PL 5755/13, e orientou sobre as outras demandas, colocando o seu Gabinete para nos apoiar.” relatou o presidente do CRBio-02.

Na foto, da esquerda para a direita vemos: o biólogo Flávio Luis Maschio, da Prefeitura de Avanhandava/SP (cuja Prefeita e seu marido tiveram grande participação na realização dessa Audiência); Deputado Vicentinho; o biólogo Fabiano Assunção, Presidente do Sindicato dos Biólogos de Minas Gerais (SINDIBIO-MG); e Vicente Moreira Conti, Presidente do CRBio-02.

Histórico

Em dezembro de 2013, o Deputado Federal Roberto Policarpo Fagundes (PT-DF), deu parecer favorável na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) ao PL 5755/2013, apresentando inclusive um substitutivo.

Em janeiro de 2014, o biólogo Deivid Migueleti , que participa do mesmo
Blog, iniciou na comunidade AVAAZ.org uma petição para a aprovação do PL 5755/2013, e atualmente conta com quase 10 mil assinaturas do Brasil (e fora dele).

De maio a julho de 2014 começaram as preparações para este encontro em Brasília. Ficou decidido entre o biólogo Flávio Maschio, da Prefeitura de Avanhandava-SP, e o Blog Biólogo: Profissional da Vida que para a reunião ganhar peso, importância e representatividade, seriam convidados os Presidentes e Biólogos do Conselho Regional de Biologia da 2ª Região e Sindicato dos Biólogos de Minas Gerais, Vicente Conti e Fabiano Assunção, respectivamente. Contaram com o apoio da Prefeita de Avanhandava-SP, Sueli Navarro Jorge e seu esposo Ricardo Jorge para o agendamento do encontro.

O primeiro encontro sobre o PL 5755/2013 com um Deputado ligado aos direitos profissionais, será representado por 04 estados (SP, MG, RJ e ES), formalizando uma parceria que já deu certo em termos de mobilização em favor dos direitos dos Biólogos.

Fonte: Portal do CRBio 02



Pela valorização dos #biólogos: Aprovação do PL 5755/2013 e questão salarial proposta para a categoria em concurso do Smarhs para a Prefeitura de Niterói foram apresentadas ao Deputado Federal Vicentinho pelo presidente do CRBio-02 durante audiência em Brasília. A reunião foi uma representação do CRBio-02 em apoio às lideranças que atuam em prol da profissão, eleita pela ONU entre as dez maiores do século. Entenda>>> http://bit.ly/VfoO8w

Fonte: Facebook do CRBio 02

2 comentários:

  1. Parabéns a todos do Blog que em conjunto com o apoio do CRBio 2 e o Sindibio -MG levaram o resultado de toda a mobilização existente a mais de um ano até o Deputado Federal Vicentinho! Este tipo de movimentação é fundamental e precisamos continuar a refrescar a memória dos envolvidos quanto a importância da aprovação deste projeto! Agora é muito importante também não perdermos o foco e não nos desmobilizarmos este ano. Não sei se alguém tem novidades e perspectivas quanto ao projeto de lei, mas o que parece ocorrer é que o mesmo esta "parado" em decorrência das eleições... Qual é o próximo passo a ser dados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deivid. Bom, como a visita é recente, estamos aguardando alguma movimentação, mas logo vamos mostrar novidades e resultados espero eu! E sim, ano de eleição é conturbado, ainda mais essa com a perda do E. Campos...

      Excluir