domingo, 18 de maio de 2014

Piso do Biólogo: Pressão para avançar

Desde a publicação deste blog em 05/07/2013 sobre o PL 5755/2013 com exclusidade na época, mais de 31 mil pessoas já visualizaram, comentaram, compartilharam e curtiram a matéria sobre o nosso possível e futuro piso salarial de cerca de R$ 3.400,00Clique aqui e veja.

Já no mês de Janeiro deste ano, dia 28, publicamos duas petições públicas, uma sendo pela aprovação do PL do nosso piso. Clique aqui para recordar.

Atualmente, o PL está "parado". Parado depois de ter passado por uma comissão, ter sido aprovado e ter recebido um substitutivo muito bom. Mas agora, ele está "parado", ou seja, deveria já ter entrado em outra comissão, mas não entrou. Algo muito irritante é ler por aí publicações sobre o assunto, como se ele fosse novidade, ou como se já tivesse sido aprovado. Por favor, combatam a desinformação.

Hoje ainda temos cerca de 2500 assinaturas na petição, algo muito pequeno para um mundo de formados em Biologia, Ciências Biológicas, História Natural e Ciências com habilitação em Biologia.

Precisamos fazer PRESSÃO. Mas como? Assinando a petição, mandando e-mail para os deputados e senadores e fazendo campanha em redes sociais.

Para assinar a petição pela aprovação do Piso do Biólogo, CLIQUE AQUI.

Para mandar e-mail para o Deputado Danrlei: dep.danrleidedeushinterholz@camara.leg.br
Para mandar e-mail para o Deputado na qual votou em seu estado ou tenha contato, clique aqui e pesquise.
Para se comunicar com os Senadores, clique aqui.

!!A batalha esse ano é contra o tempo!!

Escolham suas armas...

#Piso do Biólogo #PL 5755 #Deputado Danrlei

75 comentários:

  1. Oi Fernando! Desculpa ter sumido totalmente! Realmente, 2500 assinaturas é muito pouco para um mundo de biólogos que temos no Brasil! E olha que colocamos como objetivo apenas (eu digo apenas!) 5000 colegas de profissão. Mas, muitas pessoas vêem a petição e não assinam. Essa semana por exemplo recebi que 64 pessoas visualizaram a petição mas apenas 16 assinaram!) Não sei se por que não entenderam a proposta ou por que não a julgam válida mesmo (outros profissionais, provavelmente). Alguns colegas meus engenheiros, por exemplo, acharam absurdo a carga horária de 30 horas, mas, enfim, isso não pode sobrepujar a união entre os biólogos. Biólogos do Brasil, uni-vos! Obrigado por divulgar a petição!!! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um viva para o meu colega!!! VIVA!!! rsrs

      Acho que postar deu novamente um UP no assunto, e o Blog recebeu e-mail de leitores que estão colaborando enviando e-mail aos representantes!

      O PL pode demorar, mas não podemos deixar ser engavetado!

      Sobre a carga de 30 horas, acredito ser natural pensarem assim. Os trabalhadores do Brasil ainda não conseguiram aprovar uma carga máxima de 40h, e ouvir que queremos 30h deve soar muito estranho.

      Mas essa reação seria totalmente diferentes se fossem outros profissionais da saúde. Um médico pode trabalhar 20h, a Engermagem está tentando 30h, assim como os farmacêuticos também...

      Em Curitiba os Biólogos já são 30h, na saúde ou meio ambiente. É uma questão de costume e local. Se eles trabalham 40h, acham natural que todos trabalhem o mesmo...

      Excluir
  2. No caso do PL5755, o que vale é o substutivo? Se caso aprovado trabalharemos 30 hrs por 5 salários mínimos? Assinei hj a petição. Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder e obrigado por comentar.

      Então, o substitutivo pode ser usado sim, mas não é uma regra. Mas tanto o PL original como o substitutivo indica um valor de 5 salários mínimos, mas não se pode ter isso escrito assim, e por isso se fala em perto de 3400 e as 30h semanais.

      Excluir
  3. Eu fico indignado com isso, sou acadêmico do segundo ano de ciências biologia bacharelado e compartilhei com meus colegas mais poucos assinaram a petição, todos sabemos da escassez de oportunidades para nossa área, porem acredito que a biologia e áreas ambientais afins sejam pilarem da sociedade, a falta de informação das pessoas acarreta diversos problemas sociais que poderiam ser prevenidas com medidas ambientais adequadas e conscientização ambiental das pessoas, isso com certeza não aconteceria. Então acho que o governo deveria investir mais na nossa profissão, porem para que tenhamos esse reconhecimento devemos nos unir, e isso é só um passo para futuras conquistas. Eu já assinei e espero atinjam as 5 mil assinaturas rápido.

    ResponderExcluir
  4. Olá Colegas! É muito importante que seja realizada uma forte mobilização para evitar que a PL entre no esquecimento! Alguém sabe me dizer se, ao entrar em contato com o Deputado, obtiveram retorno da assessoria de imprensa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, com a assessor de imprensa eu não conto. Me enrolou durante muito tempo, por uma simples entrevista. Deixou de atender meus telefonemas e não respondeu meus e-mails. Se for o mesmo, ainda tenho o e-mail direto e telefone celular rsrsr

      Excluir
    2. Ahhh, esqueci. Estou esperando uma publicação na série É Coisa de Biólogo! Vi o e-mail, mas não podia te responder na hora!!!

      Excluir
  5. Caro Fernando Cesar, na PL achei meio estranho pois fala de 30 e depois 36 hrs semanais de trabalho o que é correto nisso?. No substitutivo fala em 30 apenas. Poderíamos marcar umas reuniões em brasília, se um grupo de biólogos topar agendo com o Deputado Vicentinho que articula com outros deputados lá. Vamos nos mover o quanto antes... para a aprovação antes das eleições...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, como citei desde a 1ª publicação, acho que foi um erro, mas o subs. cita só as 30h. Contemos com as 30h rsrs

      Adorei a ideia do encontro. Se tiver como, vamos agitar sim, e avisamos o presidente do SINDIBIO-MG, que está tão interessado quanto todos. Sempre republica matérias daqui e nossas campanhas. O que acha? Mesmo se não aprovar agora, a matéria fica em evidência. Podemos chamar no mínimo a imprensa da própria câmara para cobrir essa reinvidicação.

      Excluir
  6. Estou vendo resultados da mobilização feita pelo blog. A união faz a força pessoal, é muito importante não cairmos nos erros de outras categorias que se desmobilizam fácil! O mais difícil acredito que já foi feito, que ter um projeto de lei com substitutivo tramitando na câmara de deputados. Agora, não podemos deixar que isso caia no esquecimento, por isso é importante a participação de todos os biólogos e futuros biólogos. Além do contato com o deputado, não seria interessante tentar divulgar a matéria na imprensa local? Divulgação em Campus universitário? O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deivid, gostei da ideia... Precisamos de uma arte para uma folha A4, do tipo APOIE rsrs Conhece alguém que faria essa arte solidariamente?

      Excluir
  7. Achei legal as idéias!!!! das Artes.... Vcs tem contato com o Dep. Danrlei? Eu mandei um e-mail ontem a tarde para o deputado Vicentinho, para saber pq o PL estava parado a 2 meses.... ele ficou de ver e me responder... Estou disposto a falar com o Vicentinho, çíder do PT na câmara para agendar reunião com o dep. Danrlei e outros para ver sobre o assunto... Mas para isso precisamos ir a brasilia como representantes dos biólogos do brasil... O que acham??

    ResponderExcluir
  8. Acho ótimo!!! Se conseguir marcar, fazemos uma campanha Rumo a Brasília e tentamos organizar o máximo que der!! Eu tenho os contatos do assessor de imprensa do Danrlei, mas ele me enrolou tanto que desisti. Melhor ligar no Gabinete dele se necessário. Mas o Vicentinho é coisa boa sim!

    Ah, estou muito p... A enquete do blog zerou depois de 90 votos ¬¬ Sorry se alguém votou, acho que terei que fazer algo sobre isso novamente.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, a petição está com 4714 assinaturas!!! Vejam a nossa força! Foram 2500 assinaturas em uma semana, depois do assunto ser retomado pelo colega Fernando! Eu apoio a "marcha dos biólogos a Brasília", embora não possa pessoalmente ir! O que acham de levarem as assinaturas para serem entregues aos deputados pessoalmente?!?! Vamos atingir 10 mil!!!

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é flávio do município de Avanhandava -SP, posso agendar com o deputado Vicentinho sim, mas preciso de confirmação de data, pois a agenda dele é extensa... Não podemos demorar pois o tempo é muito curto.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  11. Fico feliz em ter ajudado na divulgação dessa petição! Passei para todos meus conhecidos e muitos deles ajudaram (família, amigos, biólogos). Estou ansioso e gostaria de ficar informado sobre os próximos passos dessa nossa luta! Aproveito ainda para parabenizar o autor do blog e da petição. Precisando de alguma ajuda podem contar comigo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Precisamos correr, e correr muito se quisermos que o PL seja aprovado este ano. Ou a gente agiliza mais e mais e mais a assinatura petição, ou nesta toada chegaremos aos 10.000 assinantes só depois das eleições..... Vamos marcar para falar com os deputados em brasilia o mais rapido possível pessoal... não temos tempo mais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Flavio. Estamos recebendo grande apoio no momento. Vou fazer uma publicação de hoje para amanhã. Gostaria que tentasse marcar uma data, se possível de final de semana, mas com um certo tempo para os Biólogos se organizarem e se prepararem. Temos que estabelcer data, quem vai, quantos e quem será o representante oficial, mesmo que seja de boca. Agora é a hora de unidade, e precisamos demonstrar isso.

      Excluir
  13. Caros amigos, como disse, solicitei ao Deputado Vicentinho (PT) o andar do PL 5755/13 e a resposta foi:

    Prezado Flávio,

    Incumbiu-me o deputado Vicentinho de responder a sua mensagem em informar que dificilmente o projeto será aprovado antes das eleições. Pelo que vi no andamento da proposição ele ainda se encontra na CTASP. Depois CCJC. Depois Senado e depois sanção presidencial. Caso o Senado faça modificações ele volta para a Câmara. O caminho ainda é longo. Como temos contato com o deputado Policarpo, relator da proposta, vamos acioná-lo para que o seu relatório seja logo apreciado.

    Att.

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela ajuda Flavio. Mas sabendo dessas informações, saberemos como reagir! Bom, então devemos esperar que o relatório receba o OK, e depois ir para a CTASP, e daí direcionarmos toda a nossa força no relator da proposta!!! Até lá, vamos colocar "pilha" e fazer nossa campanha de assinaturas e outras coisas crescerem... O que acham?

      Excluir
  14. Fernando Cesar

    Mandei outro e-mail ao deputado, solicitando uma audiência para receber representantes dos biólogos..... Será que conseguimos marcar presença nesta audiência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávio... Dependendo da data, se não for muito em cima, podemos tentar sim, mas como disse antes, acho de bom grado convidarmos o SINDIBIO-MG e o CRBio 02 também. Quem quiser acompanhar, fazemos um "Rumo a Brasília"... Vamos levar também as assinaturas... fazer o que tiver que ser feito...

      Excluir
    2. Concordo com o Fernando! Vamos fazer o que der para fazer!

      Fernando, você que tem contato no CRBio-02 pode tentar pedir a eles que divulguem também a petição. Eu enviei e-mail mas não obtive retorno.

      Divulguem também nas redes sociais!

      Excluir
    3. Oi Deivid. O CRBio 02 já está divulgando... eu publiquei isso já no Blog srsr

      Excluir
    4. Eu vi esse final de semana!!! Estamos em 6330 assinaturas! Vou tentar intensificar a divulgação no Facebook colocando em comunidades de biologia.

      Excluir
  15. O próximo passo do PL é a aprovação do substitutivo? Só depois vai para CCJC. É isso mesmo?
    O deputado Vicentinho deixou seu gabinete de portas abertas para nos receber em Brasília....
    Como a gente faz para divulgar pelo face? mas não em forma de msg.. precisamos divulgar para todas pessoas verem...

    grato

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Oi Flavio. Sou de São Paulo-SP. Sobre a divulgação, penso em publicar algo especial e criar um evento no FACEBOOK, e comunicar as pessoas que tivermos o contato mais quem aparecer.

      Excluir
    2. Sobre o processo na câmara, penso que é isso mesmo que vc citou...

      Excluir
  17. Boa noite a todos!!
    Gostaria de saber pq a Instrução 09/2010 do CFBio que dispõe sobre o piso salarial do biólogo, não alcança aos profissionais de orgãos públicos? qual lei é essa Resolução n° 12, de 07 de junho de 1971, do Senado Federal - Conforme abaixo:

    Art. 1° Estabelecer a título de recomendação como salário-base mínimo para o Biólogo o valor referente a seis salários mínimo vigentes no país, a fim de que não se perpetue a distorção existente no mercado de trabalho.

    Parágrafo único. Esta recomendação não alcança os profissionais de, órgãos públicos, conforme Resolução n° 12, de 07 de junho de 1971, do Senado Federal.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Flavio.

    Bom, já discutimos sobre esse assunto em outras publicações, mas vou tentar explicar.

    A instrução do CFBio é como o próprio nome diz. Uma instrução. Não tem força de lei, nem para a relação trabalhista CLT e muito menos em órgãos públicos. O que ele tentou foi estipular valores no que ele acha justo, mas caberia aos próprios Biólogos impor esses valores.

    A Resolução do Senado foi feita por causa de um problema jurídico na época e envolvia a lei do piso dos engenheiros, veterinários e outros... A problemática da questão, é estipular um piso em salários mínimos. Isso gera uma desordem nas contas públicas, vamos assim dizer. Essa resolução foi feita para impedir que um Engenheiro entrasse no governo, e no ano seguinte, com o aumento do salário mínimo, teria seu salário aumentado automaticamente. Acontece que essa conta não fecha, já que há previsões orçamentárias, arrecadações de impostos flutuantes... Então, fizeram a resolução para impedir isso.

    Contudo, outras profissões tiveram seus salários pagos e aumentados assim até pouco tempo (vinculados a X salários mínimos), como os Técnicos em Radiologia. Mas hoje a questão do pagamento por salários mínimos está além dessa resolução. A constituição de 88, ou seja, mais nova que essa resolução do senado, já prevê como impossível a indexação de salários ao salário mínimo, ou seja, um piso não pode ser estipulado em salários mínimos. Então, o que deve ser feito é se estipular um valor mesmo, e não em salários mínimos, e estipular maneiras de como os subir, mas sem os vincular aos salários mínimos, pois é inconstitucional.

    Juridicamente hoje, pisos só podem ser estipulados em lei e acordos coletivos via sindicatos.

    Mas a grande jogada do nosso PL, é que ele estipula um valor, e dá previsão de como o aumentar caso não haja sindicato regional.

    Alguns colegas acham que mesmo assim os Biólogos públicos não serão contemplados, o que discordo pelo exposto acima, assim como um dos colunistas, que é advogado e espero em breve que ele consiga publicar uma matéria justamente sobre isso.

    ResponderExcluir
  19. Ah Flavio, vi que o Deputado Vicentinho é da CUT. O SINDIBIO-MG é filiado a CUT. Acho que isso nos dá uma vantagem também.

    ResponderExcluir
  20. Nossa fernando, não sabia que existia a possibilidade de eu não entrar no PL. Mas o PL não fala nada disso, que os biólogos de órgãos públicos não serão contemplados com o PL. Fiquei meio desanimado agora pra falar verdade.
    Com relação ao dep. Vicentinho,ele tem uma influencia muito grande na CUT e no governo Dilma. Na minha opinião deveríamos marcar logo com o deputado, pois a meta inicialmete era atingir 5 mil assinaturas.
    Fernando, vc faz o que em São PAulo? Estou sempre por ai. Poderíamos marcar alguma coisa.

    ResponderExcluir
  21. Sou funcionário de uma autarquia municipal, aqui de AVANHANDAVA. Por isso disse que se existe a possibilidade de não entrar no PL.
    Vc tem amizade com o presidente do sindicato dos biólogos de MG? Vamos marcar com ele pra uma viagem prévia a Brasília,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavio.

      Como disse antes, tenho comigo pela minha experiência em acompanhar processos judiciais sobre o assunto que se o nosso piso ser votado dessa maneira, os Biólogos públicos serão sim contemplados. Não desanima não, sua briga pode começar depois do PL aprovado.

      Atualmente trabalho em um laboratório analítico, na zona oeste de São Paulo. Podemos marcar uma conversa sim, e posso chamar mais colegas que desejam participar... Me mande e-mail no biologiaprofissional@outlook.com.

      Sobre o Fabiano (SINDIBIO-MG), o informei de tudo ontem por e-mail, falta ele responder. O melhor nós já temos, a abertura do deputado, ligado a área trabalhista e a CUT... tudo está ajudando, certo?

      Excluir
  22. Ok.. Fernando.

    Quando estiver em São Paulo, lhe mando e-mail. Quanto ao deputado Vicentinho, CUT e Sindicatos, acho tudo isso uma coisa positiva um apóia o outro.


    grato

    ResponderExcluir
  23. Fernando, como posso fazer para divulgar mais este PL? nesse ritmo vai chegar em 10.000 assinantes só ano que vem? Temos que compartilhar isso no face de cada um.... como faz isso??

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Flavio. Acho que uma maneira mais eficiente é postar o link direto da petição, mas acho que tem que entrar perfil por perfil...

    Vou publicar mais uma postagem sobre o assunto, mas com um apelo mais direto e mencionarei valores... Cada vez que curtem a página no face do blog, é mais um que receberá toda atualização da mesma. Já passamos de 500, fora os leitores seguidores diretos e os do Linkedin. Hoje mesmo vou publicar.

    Vou ligar hoje para o CRBio 02 tb, além de saber se o Fabiano recebeu meu e-mail...

    ResponderExcluir
  25. E la se vão 3 meses e o PL parado!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só eu que não ligo para a Copa? srsr
      Bom, liguei hoje para algumas pessoas... uns não consegui falar, mas conseguimos uma reunião com o presidente do CRBio 02. Vamos só esperar uma data e colocar a coisa para andar... já estão cientes em parte do processo...

      Vamos que vamos!

      Excluir
  26. Será que a gente não consegue levar o Presidente do CRBio 2 em Brasília, para falar com o Dep. Vicetinho.

    grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é essa mesmo... Quando solicitei o apoio disse que era isso que queríamos, e que ele seria um dos poucos apoiantes do PL... Então representaria a parte dos Biólogos interessados nesse PL...

      Daí foi solicitada uma reunião (eles pediram). Quem irá é um integrante do Blog que é do Rio, o Deivid (autor da petição). Só falta marcarem uma data, mas vai acontecer esse mês com certeza... Isso foi ontem... Não consegui falar com o SINDIBIO-MG ontem... Copa rsrsr

      Excluir
  27. Conte comigo, para articular junto ao Dep. Vicentinho!! Se precisar estou a disposição...

    ResponderExcluir
  28. Pessoal fiquem atendo, o piso esta tramitando na câmara em caráter conclusivo. Isto significa que ele pode adentrar ao senado mais rapidamente?

    Verifiquem na matérias: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/470423-PROJETO-FIXA-PISO-SALARIAL-E-JORNADA-DE-TRABALHO-PARA-BIOLOGOS.html

    ResponderExcluir
  29. Só para reforçar, esta matéria é de 16/06/2014. Bem recente.

    ResponderExcluir
  30. Que bom heinnn...... Mas será que conseguimos aprovar antes das eleições Deivid Kern?

    ResponderExcluir
  31. Pessoal, sem querer acabar com a alegria, mas essa matéria pode dar a impressão que a coisa andou, mas está do mesmo jeito. Eles costumam fazer esses links de alguns PLs para dar destaque, mas ele está no mesmo lugar, na CTASP e deve ir para a CCJC, como já sabíamos... e depois senado, e se nada mudar, vai para a Dilma...

    Vale lembrar que essa matéria não incluiu o substitutivo tb, ou seja, é mais para informação inicial e o caráter conclusivo não é exatamente conclusivo de nada, infelizmente...

    Fiquem atentos e informem uns aos outros. A luta é grande mas já temos uma união nunca vista antes!

    ResponderExcluir
  32. Fernando tu tens alguma informação atualizada de como a PL esta tramitando na Câmara? Estou acompanhando a mobilização de vocês em conjunto com CRBio2 e o SindibioMG. Sabe alguma coisa sobre a manifestação ou não manifestação de conselhos das outras regiões?

    ResponderExcluir
  33. Boa noite Deivid. Até onde sabemos, o PL está parado na CTASP faz um bom tempo... Nada de novo no momento... Sobre as "não manifestações", quero saber tanto quanto você sobre isso! Pq eles não emitem um opinião sobre isso? Se não gostaram, já entraram em contato para melhorar? Tb quero saber do pq desse silêncio institucional!!!

    Estou esperando o CRBio marcar a reunião com o nosso colega do Blog no Rio... O SIND, mandei e-mail e tentei ligar... vou reforçar o e-mail, e acho que ligar na hora do jogo do Brasil no SIND não ajuda srsr

    ResponderExcluir
  34. Fernando, ano passado tentei entrar em contato com o CRbio3, por meio da secretaria aqui do RS e não obtive sucesso. Ao meu ver, o mínimo que todas as regionais deveriam fazer, em consideração aos registrados e ao fortalecimento da categoria, seria uma divulgação consistente em seus veículos de comunicação! Existe sim uma grande discrepância de salários pagos por conta da inexistência do Piso salarial. Pra você ter uma ideia estou colando aqui a "sugestão" do CRBio 3 baseado no Sindibiors:

    http://www.sindibiors.org.br/sites/textos/index.php?iddositeget=19&id=3717

    É estabelecido um piso normativo para 40 horas de 2.871,00 para Biólogos sem pós-graduação. Ao menos no RS e SC o estabelecimento do Piso melhoraria muito a situação dos colegas e representaria um avanço para biólogos privados e públicos. Só não entendo o motivo para não divulgação por parte de algumas regionais. O que me passa em mente é que, talvez, será divulgado por regionais quando a PL for para o senado.

    Quanto a preocupação dos Biólogos públicos, entendo que, se a PL for consagrada como um aditivo na Lei que cria a profissão de Biólogo, não estabelecendo tipificação de regime de trabalho, ela poderá sim ser paga a Biólogos estatutários! Isto porque ela se torna um fato conjugado aos requisitos para exercer a profissão. No momento que é exigido pelo contratante o registro e a ART de cargo e função ao contratado, automaticamente entende-se que o contratante irá respeitar o pagamento do piso disposto na mesma Lei. Será um grande avanço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é mais ou menos essa mesmo Deivid. Do jeito que o PL está, ele já nos dá essas garantias...

      Excluir
  35. São Paulo não tem SINDICATO de BIÓLOGO? DEIVID KERN, o estado de são paulo pode tomar como referencia os valores adotados pelo Sindbiors, para pagamento de biólogos contratados no setor público.

    GRATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Flavio, SP não tem ainda um sindicato... Uns dois anos atrás me parece que tentaram... vi umas movimentações na U. Mackenzie, mas acho que murchou... Sem sindicato ou piso nacional. ficamos a mercê de sindicatos que não tem nada com os Biólogos, ou mesmo nenhum parâmetro.

      Excluir
  36. Logo são paulo que é um estado tão desenvolvido hein.... Quando o estado tem Sindicato, eles pagam o salario que o sindicatos acha que são ideal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não exatamente... Mas tem que existir acordo... os Biólogos tem que aceitar... pode ter greve... O sindicato é o instrumento para a defesa trabalhista em todos os ângulos. Se o empregador não quiser pagar, vai para a justiça... e daí chega uma hora que o empregador paga mais do que ele queria, se ele não conseguir provar que não pode... os tramites que vemos sempre por aí...

      Excluir
  37. Mesmo assim não é o que ocorre no setor público, pois no momento que um conselho coloca sugestão de pagamento e não o Piso, não há obrigatoriedade de cumprimento. Por isso a importância do piso salarial.

    ResponderExcluir
  38. Mas se por exemplo; eu que sou concursado no setor público que meu salario base é menor que os recomendados. Se o poder público municipal querer alterar o valor que me paga, pode?

    ResponderExcluir
  39. Pode, mas daí depende da vontade da administração. Um projeto de Lei impõem o pagamento, uma sugestão não. O que é inconstitucional é a redução, aumentar sempre pode.

    ResponderExcluir
  40. SINDIBIO-MG confirmado! CRBio 02, aguardando confirmação e horário de reunião para o dia 30! Flavio, assim que essa reunião acontecer, me mande e-mail para contato direto.

    ResponderExcluir
  41. Flavio, excluí seu último comentário para não ficar exposto... agora vou te mandar e-mail, ok?

    Para os outros colegas interessados, podem continuar a se comunicarem pelo e-mail ou por aqui mesmo...

    ResponderExcluir
  42. Estou a disposição.... Só não sei ainda n]ao passou pela primeira comissão, sendo que esta td certo.... mais de três meses, isso pq td esta certo.... Aff...

    ResponderExcluir
  43. Caros colegas, para quem ainda não leu, no dia 03 de setembro de 2013 o deputado Danrlei de Deus registrou pronunciamento parabenizando todos os Biólogos pelo seu dia! Além disso o deputado também reforçou a importância da PL 5755/2013 para a categoria profissional. Coloquei um link abaixo para vocês acompanharem.

    http://www.camara.leg.br/internet/SitaqWeb/TextoHTML.asp?etapa=5&nuSessao=256.3.54.O&nuQuarto=101&nuOrador=2&nuInsercao=50&dtHorarioQuarto=17:20&sgFaseSessao=OD&Data=03/09/2013&txApelido=DANRLEI%20DE%20DEUS%20HINTERHOLZ,%20PSD-RS

    ResponderExcluir
  44. Nossa Deivid. Não sabíamos desse pronunciamento mesmo. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  45. Achei legal esse pronunciamento... mas infelizmente o PL continua parado a mais de 3 meses não sabendo qual o motivo agora vai ficar mais 6 meses parado, por função das eleições... E os Biólogos continuam sendo injustiçados com os salario merrecas...

    ResponderExcluir
  46. Precisamos nos mobilizar. Observem a PL dos profissionais de Relações Públicas. Ela foi proposta em outubro de 2013 e já se encontra em plenária! Um passo a frente da nossa PL!

    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=597558

    ResponderExcluir
  47. O salario de rações públicas é de 4.650 proposto pelo PL.. e o nosso até nisso ficou pra trás....
    Eu sempre disse isso Deivid que precisamos nos mobilizar...

    ResponderExcluir
  48. Flávio, e a mobilização de ir à Brasília conversar com o Deputado Vicentinho, levando representantes do CRBio2, Sindibiomg, entre outros apoiadores? Talvez esse seja o diferencial de projetos que andam em relação a outros que demoram para andar.

    ResponderExcluir
  49. Mandei e-mail ao deputado ainda não obtive resposta... Vamos aguardar até final de semana...

    ResponderExcluir
  50. Poderíamos chegar as 10.000 assinaturas até o dia 6/8/14.. Seria muito importante, vamos assinar gente!!!!
    Falta 2 mil assinaturas...

    ResponderExcluir
  51. Galera achei muito válida a Audiência com o dep. federal Vicentinho, Líder do PT na câmara, ele falou por telefone com o fep. Policarpo (PT) que prometeu dar sequência no PL o quanto antes....

    Muito obrigado a todos, que se certa forma contribuíram para este avanço...

    ResponderExcluir
  52. Bom dia, gostaria de saber mais detalhes sobre a reunião realizada com o Deputado. Após a reunião com quais expectativas vocês saíram quanto a tramitação da PL?

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. O PL não foi arquivado pessoal... podem ter calma que isso é uma mera movimentação adm de troca de legislatura... fiquem calmos. Já estou em contato com o autor do PL

    ResponderExcluir
  55. Erro meu, pensei que o Danrlei tinha acabado sua legislatura, mas ele continua até 2018. Agora estou tranquilo. Obrigado e me desculpe pelo descuido.

    ResponderExcluir