domingo, 27 de abril de 2014

É coisa de Biólogo: Programa Saúde da Família



Iniciando uma nova fase do Blog, hoje vamos estrear com grande alegria a série É coisa de Biólogo.

A série será composta por entrevistas com Biólogos que atuam nas mais diversas áreas, e com preferência por áreas desconhecidas ou pouco exploradas, principalmente para mostrar a versatilidade e fortalecer a profissão, que pode andar em quase todas as áreas que envolvem a vida.

Nossa primeira entrevistada, que com muito carinho me concedeu parte de sua experiência é a Bióloga Cristiane Caramelo, que trabalha no Programa Saúde da Família em São Paulo-SP, zona Leste. A entrevista aconteceu por uma dúvida minha. Coloquei umas perguntas em um grupo de pessoas da área de uma rede de relacionamento, na qual indaguei sobre a inserção do Biólogo na Saúde da Família. Alguns colegas da saúde ainda não tinham ideia da atuação, mas a Cristiane logo exemplificou a questão.

Se alguém tem dúvida sobre a atuação do Biólogo na área, recomendo essa entrevista, e caso tenha dúvidas sobre o Biólogo ser também um profissional da saúde, recomendo a leitura da Resolução do CNS - Conselho Nacional da Saúde nº 218 de 06 de março de 1997.

Vamos à entrevista?


É coisa de Biólogo: Programa Saúde da Família


Atividade de Roda de Chá na UBS

Blog - Bom dia Cristiane. O que é o Programa Saúde da Família e quando ele foi implantado no Brasil?
Bióloga Cristiane - O Programa Saúde da Família (PSF) foi criado pelo Ministério da Saúde em 1994, mas se consolidou como estratégia a partir de 1998. Seu propósito fundamental é superar os modelos assistenciais centrados na doença a partir do desenvolvimento de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipe e voltados para a população de territórios delimitados. Seus princípios fundamentais são: integralidade, qualidade, equidade e participação social.

Atividade de plantio com a 3ª idade
Blog - Quais são os profissionais que atuam no Programa?
Bióloga Cristiane - Os profissionais atuantes diretamente no programa são: Agente Comunitário de Saúde (ACS); Médico Generalista (ou Médico da Família); Enfermeiro; Auxiliar de Enfermagem; Gerente; Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF) que conta com os seguintes profissionais: Nutricionista; Fonoaudiólogo; Psicólogo; Educador Físico; Fisioterapeuta; Terapeuta Ocupacional (TO); Assistente Social; Farmacêutico; Auxiliar de Farmácia; Odontologista; Técnico de Saúde Bucal (TSB). Esse quadro pode variar de unidade para unidade.


Materiais utilizados para as Rodas de Chá

Blog - Onde o Biólogo se insere nisso?
Canteiro de plantas aromáticas e medicinais na UBS
Bióloga Cristiane - O Biólogo se insere no PSF no município de São Paulo, através do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), que surgiu em 2007 como Projeto e mais tarde em 2009 se tornou Programa, alcançando sua estabilidade em 2011 através da Portaria 1573.2011.

Blog - Como a formação do Biólogo pode ajudar o PSF?
Bióloga Cristiane - O Biólogo é um profissional altamente qualificado para atuar em várias frentes e no caso do PAVS ainda tem a vantagem de ser um profissional da saúde e meio ambiente, podendo desta forma conciliar os dois conhecimentos em busca da prevenção, que é o foco do PSF.

Blog - O que você e seus colegas Biólogos realizam no PSF atualmente? Nos conte algo também, sobre como ser Biólogo foi fundamental.
Oficina de sabonetes artesanais com ervas medicinais
Bióloga Cristiane - Eu e meus colegas desenvolvemos o PAVS na região Leste de São Paulo, que tem como parceiro a Santa Marcelina*. A região é dividida da seguinte forma: Itaim Paulista (região onde atuo) com 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Estratégia Saúde da Família (ESF); Guaianazes com 7 UBS; Cidade Tiradentes com 8 UBS; São Mateus com 8 UBS; São Miguel com 9 UBS; Itaquera com 9 UBS e Ermelino Matarazzo com 4 UBS. Nossa denominação profissional é Gestor Local de Meio Ambiente. Os Gestores de Guaianazes, São Mateus e Itaquera juntamente comigo são Biólogos, os demais são Gestores Ambientais. Desenvolvemos projetos que envolvem colaboradores e comunidade nos seguintes eixos: Água, ar e solo; Horta e alimentação saudável; Gerenciamento de resíduos; Revitalização de espaços públicos; Biodiversidade e arborização; Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e Cultura e comunicação. Na região Leste os eixos mais fortes são: A3P desenvolvido com os colaboradores e Horta e alimentação saudável através das nossas famosas “Rodas de chá”, onde orientamos sobre o uso correto das plantas medicinais e resgatamos a cultura através da troca de experiências, principalmente orientando sobre os perigos do uso indiscriminado, pois “não é porque vem da natureza que não faz mal”, é necessário conhecer as plantas corretamente, seus princípios ativos e interações medicamentosas.

Caminhada em comemoração ao Dia Mundial da Água
Blog - Acha que os governos das diversas esferas deveriam investir mais em Biólogos no PSF?
Bióloga Cristiane - Com certeza, afinal somos profissionais da saúde também e precisamos ser reconhecidos como tal.


Blog - Qual o maior entrave para a atuação de Biólogos no momento no PSF?
Bióloga Cristiane - Existe uma certa resistência, pois na maioria das vezes somos vinculados somente como profissionais do Meio Ambiente ou Educação, não podendo nem participar de processos seletivos, como por exemplo para Gerente, por nossa categoria não estar contemplada no edital.



Blog - Para terminar, você acha que a atual formação dos Biólogos atendem o mercado ou somente a área acadêmica? O que mudaria com sua experiência?
Bióloga Cristiane - A formação de Biólogo é muito abrangente, quando terminamos a graduação precisamos nos especializar em uma área específica, isso ajuda muito no mercado de trabalho, essa é minha opinião.

Obrigado Cristiane!!!

* A pedido da Cristiane, o parceiro Santa Marcelina não é o hospital, e sim o APS Santa Marcelina (Atenção Primária a Saúde).

Cristiane Caramelo de Oliveira é Bióloga, formada pela UNICASTELO – Universidade Camilo Castelo Branco, com MBA em Gestão Ambiental pela UNINOVE – Universidade Nove de Julho. Possui cursos nas áreas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos pela UNIFESP, Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) – Universidade de Sorocaba e de Plantas Medicinais pela Secretaria Municipal de Saúde de SP. 

Contato: cristianecaramelo@ig.com.br

6 comentários:

  1. Gostei muito. Este programa, PAVS, poderia ser inserido no estado do Rio de Janeiro. É ótimo pra trabalhar com a população e dá resultados. Sou de Volta Redonda /RJ e aqui cada unidade de saúde desenvolve atividades visando a prevenção. Um profissional de uma das unidades desenvolveu um blog onde mostra um pouco do trabalho por lá: http://hipertensaogroupin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz de saber que nós biólogos estamos ocupando novos espaços profissionais, mas sempre me pergunto por que é tão difícil atuar na área? Parece que nossa profissão ainda não recebeu o reconhecimento que merece. Vou pesquisar se, aqui no Rio Grande do Sul os biólogos também fazem parte do PSF.

    ResponderExcluir
  3. Nós Biólogos estamos muito felizes com os avanços da nossa profissão que não se restringe apenas à sala de aula e pesquisas. Gostaria muito de saber se na Bahia já existe esse vín culo nos PSF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Vilma. Você pode pesquisar nos sites das secretarias de saúde ou mesmo ligar em um postinho para saber. Além disso, seria possível demonstrar esse caso aos colegas para tentarem demonstrar aos governos locais os benefícios associados.

      Excluir
  4. Adorei usei na minha pós, como Parte de uma avaliação, sobre atuação do biólogo na saúde pública UBS! Margareth/ Patos de Minas- MG

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Muito bom !

    ResponderExcluir