quarta-feira, 5 de março de 2014

Biologia Estética - Demora da regulamentação atrasa reconhecimento

Eis que vemos mais uma vez todo mundo na nossa frente! Fisioterapia, Biomedicina e Farmácia já possuem regulamentação na área da Estética e a nossa... Até técnicos em química estão na nossa frente! Os médicos sempre usaram a estética na dermatologia e cirurgia.

Mas espera aí? Biólogo na Estética?

Sim, Biólogo na Estética! 

Para alguns pode soar muito estranho o Biólogo na estética, mas na verdade, tirando os cursos Técnicos e Tecnólogos e agora alguns bacharelados em Estética e Cosmética, nossa formação não é diferente da base das outras profissões que já as regulamentaram!

Ouvimos de Veterinários que não estudamos os animais, de agrônomos que não estudamos plantas, de médicos que não sabemos de genética... Mas ninguém pode dizer que não temos a base para nos especializarmos!!!

O Blog irá fazer uma análise crítica da formação de Fisioterapeutas, Biomédicos, Farmacêuticos e Biólogos para demonstrar que, Biólogos podem e devem se especializar na área de Estética. Biólogo deve e pode ganhar com seu conhecimento, e principalmente, aplicar o que aprendeu. Quer ser pesquisador? Vai ser pesquisador! Quer trabalhar em Zoológico? Vai trabalhar em Zoológico. Quer trabalhar com Estética? Vai ter que "penar" um pouco, mas não é impossível!!!

Análise Crítica: O Biólogo na Estética

A primeira coisa que deve ser lembrada é a RESOLUÇÃO Nº 287 DE 08 DE OUTUBRO DE 1998, do Conselho Nacional de Saúde, que reconhece o Biólogo como profissional da SAÚDE. Para confirmar leia no link http://cref2rs.org.br/legislacao/pdf/resol_cns_287_1998.pdf.

Na resolução do CNS assinada pelo presidente do conselho de saúde da época, "JOSÉ SERRA" reconheceu nosso papel na saúde. E trabalhar com estética é, apesar de não ser o foco, trabalhar com saúde indiretamente.

Sabendo do reconhecimento acima, vou me utilizar da formação das profissões para demonstrar que podemos apoiar a área.

O que eles tem que não temos? O que temos que eles não possuem? Se precisa de tudo? Veja você mesmo:

Conteúdo
Formação
Biologia
Fisioterapia
Farmácia
Biomedicina
Biologia Celular
X
X
X
X
Anatomia Humana
X
X
X
X
Histologia Humana
X
X
X
X
Fisiologia Humana
X
X
X
X
Bioquímica
X
X
X
X
Toxicologia
X
X*
X
X
Microbiologia
X
X
X
X
Parasitologia
X
X*
X
X
Genética
X
X*
X
X
Imunologia
X
X
X
X
Biofísica
X
X
X
X
Embriologia
X
X
X
X
Química
X
X
X
X
Farmacologia
X*
X
X
X
Cosmetologia
-
-
X
-
Dermatofuncional
-
X
-
-
Estética
-
-
-
-
Ética
X
X
X
X
X* = Opcional;
- = Não oferecido.

Não vou nem colocar que os Biólogos são os melhores formados nas relações fisiológicas com o ambiente, para não me aprofundar.

Ninguém estuda "estética mesmo" na graduação. Mesmo a matéria de Cosmetologia vista nos cursos de Farmácia, se insere na questão de produção de cosméticos, área de atuação na indústria.

Ainda acham que estudamos coisas diferentes? 

Não me venham dizer que os Biomédicos estão mais preparados, pois sua formação está voltada para as análises clínicas quase que exclusivamente! 

Mas vou colocar aqui a ordem das regulamentações das áreas:

Fisioterapia

Em 2009 o COFFITO reconhece a Fisioterapia Dermatofuncional como área do Fisioterapeuta. Fonte: http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=1699&psecao=9.
Em 2011 ele emite resolução sobre a área em http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2124&psecao=9.
Já em 2012 eles emitem parecer técnico de áreas como a utilização de laser, luz intensa pulsada entre outras no link http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2292&psecao=1.

Biomedicina

Em 2011 temos o reconhecimento do Conselho Federal de Biomedicina para o Biomédico Esteta no link http://www.crbm3.org.br/arquivos/resolucoes/resolucao_197_2011.pdf.
Também em 2011 temos emitido a resolução para a obtenção de habilitação para o Biomédico em Estética no link http://www.crbm3.org.br/arquivos/resolucoes/resolucao_200_2011.pdf.
Já em 2012 soltam normativa para o que o Biomédico está habilitado em Estética, bem como resolução sobre alguns produtos que eles podem aplicar nos links a seguir respectivamente: http://www.crbm3.org.br/arquivos/resolucoes/resolucao_200_2011.pdf e http://www.crbm3.org.br/arquivos/resolucoes/resolucao_214.pdf.

Farmácia

A Farmácia é a mais atrasada dentre as que regulamentaram, e somente em 2013 o CFF publicou a resolução 573/2013 no link http://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/573.pdf.

Mas e a Biologia? Há Biólogos na Estética. Deve haver Biólogos!!!

De acordo com o SEBRAE, "o mercado de beleza e estética está em constante expansão. Mais que vender produtos, o setor também pede profissionais especializados e acaba gerando empregos. Novas oportunidades de negócios estão surgindo com opções para todos os públicos". Fonte: http://www.sebrae.com.br/setor/servicos/servicos-relacionados/beleza-e-estetica.

Biólogos são profissionais de formação generalista, e apesar de alguns acharem que só servimos para a pesquisa, esse blog nasceu para mostrar que o Biólogo pode ser atuante na APLICAÇÃO do conhecimento, e não somente na academia.

Biólogo tem que comer e pagar contas. Biólogo tem que aprender a empreender! Biólogo tem que aprender que se sabe ensinar, sabe fazer!!!

Ficou interessado?

Tá cheio de Especializações por aí em Estética que aceita Biólogos, e sabe como e pq podemos fazer? Porque somos profissionais da Saúde!!!!!!



Os Biólogos precisam se unir pela Profissão, e não mais em segmentos da Biologia.
Ajudem o profissional Biólogo. Assinem a petição no link abaixo:



42 comentários:

  1. Apoio essa visão e há outras para as quais deveríamos olhar. Estamos vivendo num mundo globalizado e isso tem que ser levado em conta, afora as picuínhas e "puxação de sardinhas" que temos visto por aí. Biologos são profissionais da saúde integral e não temos tido espaço em nossa sociedade ainda letárgica. Mudanças são urgentes!

    ResponderExcluir
  2. Para um biólogo trabalhar com pesquisa e produção de cosméticos, tem que fazer o que ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisângela. Para trabalhar com pesquisa basta entrar em uma pós acadêmica (mestrado e doutorado) na área...

      Já produzir não se pode, a não ser que seja farmacêutico, químico industrial, engenheiro químico ou tecnólogo em cosméticos...

      Mas se pode fazer outras coisas na indústria de cosméticos, como as análises de microbiologia exigidas pela ANVISA e no controle de qualidade...

      Excluir
    2. Oi Fernando, sou bióloga, fiz mestrado e doutorado em genética molecular, e gostaria de trabalhar com pesquisa de cosméticos, qual caminho é mais fácil?
      Essas pós graduações, tipo www.ipupo.com.br, tem algumas que aceitam biólogo, mas depois será que teria dificuldade para trabalhar? Parece que nessa que te passei as aulas são mais teórica e poucas práticas

      Excluir
    3. Boa noite Elisangela... Hmm, seu caso é diferente... Bom, de qualquer maneira, te indico alguma especialização... a Ipupo parece ter bons cursos, mas não sei se é reconhecido pelo MEC... Isso por causa de um rolo do MEC não querer mais fiscalizar escolas que não sejam faculdades também... A Anhembi estava com um ótimo curso, mas não sei pq pararam de oferecer, mas o que conheço mais tradicional é esse: http://www.oswaldocruz.br/pos/cursos/curso.asp?id_curso=50

      Prática mesmo é difícil, pq nenhum curso realmente é bom para suprir isso em uma escola. É na indústria que vc tem mais chances...

      Aconselho a entrar em contato com o coordenador do curso e falar sobre seu currículo e atual interesse... Se entrar, mantenha os currículos atualizados em sites como linkedin, vagas.com e catho. Acho que tem uma boa chance de se conseguir algo...

      Excluir
    4. Oi Fernando, acho que é complicado , melhor continuar na minha área mesmo, pois se eu fizer uma especialização em cosmetologia, não seria difícil para conseguir emprego ? Eles dariam preferência ao formado em química ou farmácia!!! E na minha área já é difícil, imagina invadindo a área dos outros !!!

      Excluir
  3. Quem fez licenciatura em biologia pode fazer pós em estética?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.

      Em relação a legislação, não há impedimento legal, porém as instituições podem fazer certas restrições por desconhecimento....

      Excluir
  4. Sou tecnologa em análises clínicas e amo oq faço, irei começar minha faculdade e estava em dúvidas entre biologia e biomedicina e pesquisei os dois cursos. Fico cada dia mais apaixonada e impressionada com a biologia e como combina comigo, sou louca por estética e laboratório, e é incrível pensar que posso escolher uma faculdade que me abra um leque tão a ver comigo e com a minha carreira.

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernando. Sou bióloga formada em 2003 na Licenciatura e em 2004 no Bacharelado. Fiz especialização em Educação Ambiental, onde atuo até o momento. Sou mestre pela UFABC na área de ensino de ciências, lecionei durante 15 anos e por conta de alguns problemas de saúde que desenvolvi na sala de aula devido ao grande estresse que estamos expostos, comecei a trabalhar na área da estética. Fiz especialização em Saúde Estética e sei que trabalho bem, pois estou responsável por uma clínica há 2 anos e meio e consegui tirá-la da falência e aumentar seu faturamento bruto em quase 10 vezes. Quase triplicamos nossa equipe, o que é muito gratificante, pois sei que estou gerando renda local. Realizo uma excelente avaliação de nossos clientes, pois a biologia me proporcionou uma visão holística e toda a experiência adquirida na educação e com as pesquisas no mestrado me deram base para lidar com grupos. Então, me pergunto todos os dias, tenho todas as características que um bom profissional na área da estética deve ter, gosto de estudar, tenho embasamento científico, sou pós graduada na área e mesmo com tudo isso, ainda não posso atuar como um biomédico??? Estou nessa luta, acreditando que o nosso conselho, que não pago mais, por estar em uma área que não é reconhecida, um dia tenha o bom senso de ampliar nossa área de atuação com a estética. Gostaria muito de entrar nessa briga com você. Entre em contato comigo. Muito grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.

      A legislação se baseia principalmente pela graduação, logo para atuar como biomédico se precisa da graduação em biomedicina. O ideal seria o conselho federal de biologia aceitar o biólogo e fazer uma resolução na área.

      Excluir
    2. Já entrei em contato com o Conselho Estadual por duas vezes e dizem que não podem fazer nada. Pedem para que eu entre em contato com o Conselho Federal, porém, penso que se existe uma demanda no Estado, pq não o próprio Conselho Estadual encaminhar essa demanda.

      Excluir
    3. Fernando você sabe me posicionar quanto ações de biólogos juntos ao CFBio para a atuação na Saúde Estética?

      Excluir
    4. Boa noite Egrégora.

      Não sei dizer, mas sei que existem vários na área. E concordo com vc, que a demanda tem de vir debaixo para cima. Depois nos acusam de pular etapas...

      Excluir
  6. Boa noite Fernando!
    Primeiramente quero agradecer e parabenizar pela matéria acima, pois era tudo o que estava procurando para sanar algumas duvidas, em seguida gostaria de saber se todas as faculdades listadas acima aceitam tanto a licenciatura como o bacharelado em biologia?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Fernando.
    ontem entrei em contato com a faculdade Nepuga para saber se minha licenciatura em biologia me permitia fazer pos graduação em estética na instituição deles e eles me disseram o seguinte:

    "Mesmo que a sua graduação seja considerada como areá da saúde o seu conselho não te habilita e nem reconhece a atuação do Biólogo na área da estética."
    Portanto gostaria de saber se nas instituições que você listou acima permite que biólogos se pós graduem em estética ou se realmente o conselho me impede disto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcelo.

      Vamos por partes:

      1º) Vc é biólogo, com licenciatura ou bacharelado. Vc pode desencanar disso e se intitular sempre como Biólogo. Legalmente não há diferença para vc, mas tire o CRBio ok? srs

      2º) Nenhuma área é reconhecida antes dos pioneiros. A própria Nepuga, já fazia o que faz agora antes do CRBm reconhecer a Biomedicina Estética. Ela teve que lutar por isso, foi lá no federal deles dizer por A+B pq ela era capacitada para isso e pq os Biomédicos deviam poder fazer estética.

      3º) Ao ler acima, vc entende a incoerência do argumento deles? Pq o CRBio vai se preocupar com meia dúzia de bios por aí? E como ela se prepararia para ensinar essas coisas se ela não poderia aprender? Ignore o Nepuga.

      O CRBio não reconhece ainda, e se vc ligar lá, vão dizer que não tem nada com isso e nunca irão reconhecer... Mas os Biólogos são poucos nessa área ainda. Quem entra nisso tem que saber que será dos pioneiros, que vai lançar a área na profissão e brigar pela regulamentação.

      O jeito é chegar já com o impresso do curso e público alvo (área da saúde), com a resolução 287/98 do CNS para provar que o Biólogo é da saúde e tentar se inscrever. Mas a briga é boa mesmo.

      Eu recomendo esse curso: http://www.ibeco.com.br/cursos/posgraduacao/posgraduacao-lato-sensu-em-estetica-dermaticista-d1bNDM75e1.html

      Detalhe: a coordenadora é Bióloga! Resta saber como é sua relação com o CRBio e se há uma, mas vc pode tentar ver com ela a possibilidade. Ok?

      Excluir
  8. Boa tarde! Sou bióloga e quero fazer pós em Estética e exercício físico na saúde da mulher. Como já sei, por enquanto ainda somos vetados nessa área de atuação. Bom, minha pergunta é: posso usar essa pós na licenciatura para trabalhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A área de exercício é bem voltada pro fisioterapeuta e educador físico... sugiro perguntar ao CRBio da sua região!

      Excluir
  9. Boa noite! Participei de uma semana acadêmica e de palestras com Biomédicos na área da estética, fiquei muito interessada e pesquisei algumas pós, pois sou Bacharel em Biologia e faço mestrado na área, mas não estou satisfeita, enfim, observei que as pós pedem graduação na área da saúde, mas depois de tudo que li acima fiquei na duvida. Eu posso fazer a pós ? Futuramente será mais difícil emprego ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica! Fazer a pós vc pode, principalmente as de saúde estética, mas será um pouco difícil sim, pois ainda não há um reconhecimento por parte do CFBio como possível área de atuação pra nós... Tente falar com o conselho da sua região sobre o assunto.

      Excluir
    2. Obrigada. Já entrei em contato com eles e estou aguardando as respostas.

      Excluir
  10. Bom dia!
    Quero deixar meu relato e tirar dúvidas. Adorei tudo que li aqui.
    Sou formada em Ciências Biológicas e estou matriculada no curso de Pós Graduação em Estética e Cosmetologia da UVA, aguardando o início que está previsto para 08/10/2016. Fiquei muito feliz quando recebi a resposta da Coordenadora do curso Tânia Mara, que podia sim, fazer o curso, pois sou formada na área de saúde. Quero dizer para vocês que as inscrições para essa turma ainda estão abertas e que venham se especializar junto comigo, vamos realizar nossos sonhos, como informado acima se podemos ensinar podemos executar também.
    Consta em uma resposta aqui que não podemos produzir cosméticos, mas com essa Pós Graduação em Estética e Cosmetologia, trata-se de uma especialização, será possível?
    E no que diz respeito aos injetáveis, tirando o botox, que se não me engano está proibido. Poderemos realizar esses procedimentos caso tenha abordagem no curso?
    Aqui também diz que não há reconhecimento por parte do conselho, o que pode ser feito quanto a isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Tania.

      A cosmética que vc aprende nessas especializações se referem a outra coisa, aos tratamentos em si. A produção de cosméticos na indústria, o que vai ser responsável pela produção perante a vigilância sanitária só podem ser os farmacêuticos ou profissionais da química. Pega seus cosméticos e verifica atrás na embalagem que o Responsável Técnico tem sempre ou um CRQ ou um CRF...

      O botox é uma técnica perigosa, mas não está proibida. Mas considerando que não temos o respaldo ainda do nosso conselho, evitaria usar essa técnica para não ter dor de cabeça com os médicos. Os biomédicos e farmacêuticos já o fazem. Aprenda, mas espere um pouco o CRBios...

      Para ajudar, assine a petição e compartilhe com os colegas! Se isso aumentar, eu vou enviar para o Conselho Federal.

      Excluir
    2. Olá Tania, eu também vi a pós, na UVA mesmo, gostei muito das disciplinas, porém meu medo é investir e ter problemas para a atuação. Quero muito ingressar na área, mas como medo dessas limitações. Assinei a petição e enviei para meus amigos. O conselho deveria fazer algo já que há tanto interesse de nós e como o Fernando citou no texto, não há tanta diferença entre nós, biólogos, e outros profissionais como biomédicos.

      Excluir
  11. Olá colegas, sou bióloga é diferente de muitas histórias por aqui sou da área de estética há mais de 15 anos....Sempre atuei na docência e dou aula na graduação de estética e pós graduação há pelo menos oito anos...
    Tentei me matricular em uma pós mais específica que envolvia saúde na estética e creiam...Fui vetada...A justificativa é a mesma que relataram aqui, que o biólogo não é habilitado para trabalhar na área....que eu tinha q ser biomédica, fisioterapeuta ou enfermeira...
    Um desrespeito.... Essa regulamentação precisa sair já!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure outra instituição! Mas como não temos um respaldo do conselho, não criaram uma especialização ainda específica para nós. Indico as de saúde estética!

      Excluir
  12. Quais serão as atribuições do biólogo esteticista? Pergunto pq sou bióloga (licenciada, bacharel e mestre) e esteticista (tecnica). Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabemos responder ao certo Geovana, pois não temos ainda um respaldo do nosso conselho. Os biólogos da área são pioneiros, e eles serão os responsáveis principais pela inserção da nossa categoria. Incluindo vc!

      Excluir
  13. Nova publicação sobre o assunto pessoal: http://www.biologiaprofissional.com.br/2016/09/biologia-estetica-ganha-novo-folego.html

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Fernando, novamente te dou os parabéns pela matéria e pela atenção quanto aos comentários, respondendo sempre as nossas duvidas de forma clara e objetiva.
    E aproveitando o espaço gostaria de saber se nos países mais desenvolvidos como Estados Unidos, Itália, Japão, existem universidades possibilitam o biólogo se pós graduar em estética e áreas afins? Para que assim todos os biólogos possam pensar em possíveis intercâmbios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcelo. Obg pelo elogio. Sinceramente, não cheguei a procurar isso em outros países... vou dar uma pesquisada, se achar posto aqui nos comentários!

      Excluir
  15. Boa noite Fernando;
    Gostaria de fazer o curso de Toxina e Preenchimento Facial. Há está possibilidade? Tenho o respaldo da legislação?
    Mto obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Aconselho a entrar em contato com o CRBio da sua região para uma posição oficial!

      Excluir
  16. oi Fernando, tudo bem?! Fiquei super feliz ao ler a matéria e os comentários no blog! Sou formada em ciências biológicas, bacharel e licenciatura, pós graduada em Auditoria, perícia e gestão ambiental, e a 4 anos atuo como esteticista, fim do ano agora conclui minha segunda especialização, em Estética e cosmetologia, já a dois anos tenho empresa própria e fico super realizada ao saber da busca pela regulamentação! Muitos de nós já trabalhamos na área sim, assim como também atuamos com análises clínicas, engana-se quem pensa que biólogo só lida com bicho e com mato rsrsrsrsr! Estou a disposição! Francine - Vilhena/RO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francine, tudo bem? Vc conhece nosso grupo de Whats que trata só do assunto em questão?

      Excluir
  17. Gente,vamoa cada um ficar no sei espaço. Se quer trabalhar ma área da estetica faça outra faculdade novamente,pois fazer outra ninguem quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Não se pretende trabalhar na área do esteticista. A área pretendida envolve técnicas diferentes.

      Excluir
  18. Boa tarde Fernando! Gostaria de saber se posso fazer estética vascular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como não sou da área, apesar de apoiar, vou ficar devendo essa. Mas dê uma olhada nas especializações... se tiver o conteúdo que almeja, provavelmente sim.

      Excluir
  19. preciso do whats
    sap entrar no grupo pra saber mais informações!!
    alex rios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Mande seu telefone no e-mail biologiaprofissional@outlook.com

      Excluir