domingo, 16 de fevereiro de 2014

Congressos para estudantes e Biólogos que trabalham - Animais e Genética



Todos nós sabemos em nosso íntimo que não entramos na Biologia para ficarmos trancados em laboratórios. Muito menos entramos na faculdade de Biologia para sermos sistematas (sem preconceito). 
É vendo Biólogos Geneticistas dando entrevistas, publicando livros, dando pareceres na TV, documentários do Animal Planet, NatGeo e Discovery que muitos de nós pensamos a Biologia. 

Me desculpem os pesquisadores que não saem da universidade, mas é justamente o Biólogo pé de barro, que quer colocar o chip no Guepardo, o cara que apresenta o programa da TV, o que quer trabalhar em zoológico e ser o responsável pela arborização da cidade que chama a atenção dos jovens. 

Outra coisa ruim é quando chegamos na universidade e descobrimos que nenhum de nossos professores trabalha ou chegam perto das situações acima. Boa parte vive das já exaustivas bolsas de pós e da miséria que as universidades pagam se forem particulares. Se forem professores de públicas, mais difícil ainda saírem e trabalharem realmente com esse tipo de projeto, pois estão "estáveis". Não me entra na cabeça por exemplo, uma pessoa ser especialista em plantas da Amazônia estando no Rio Grande do Sul, mas isso é outra história...

Continuando as coisas ruins, quando nos interessamos por outros assuntos, ficamos empolgados, mas se forem como eu, que mesmo sendo bolsista, preciso trabalhar para pagar os custos de minha formação, como aluguel, comida, locomoção... 

Mas o que raios tudo isso tem a ver com o título?

Fui membro da SBI - Sociedade Brasileira de Imunologia até bem pouco tempo. Isso aconteceu devido as minhas constatações: Não tive oportunidade de fazer um curso na minha região, os congressos eram sempre longe, muita coisa somente em inglês e tudo acontece durante a SEMANA!!!

Então, além de não termos condições de nos deslocarmos para cidades turísticas, ainda teríamos que faltar em nossos compromissos laborais. Só que isso acontece com quase todos os eventos da Biologia. 

Dificilmente temos algo aos finais de semana, somente os pagos e que na maioria das vezes não estão ligadas a associações e sociedades científicas.

Mas voltando ao título da publicação, queríamos mesmo é ser o Biólogo pé de barro! Ou os cientistas que vão desvendar coisas na genética inimagináveis, então vou aqui destacar dois eventos que pensam em Biólogos que trabalham e estudantes sem tempo!!!

O I Seminário Sul-mato-grossense de Biologia Aplicada à Saúde, acontecerá de 14/03/2014 e 15/03/2014. Será na sexta e sábado. Muito mais fácil de ir, e os cursos serão no sábado!!!

Já o XXXVIII Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, acontecerá de 23 a 26 de maio de 2014. Começará na sexta e terminará na segunda!!!

Coincidentemente, são as áreas mais ilustráveis para os jovens, e as que mais sonhamos antes de entrarmos na graduação.

Se inscrevam e enfatizem a importância desse tipo de evento poder dar a chance de receber todos, e não só pessoas que tem todo o tempo livre para eventos. Só quem é impedido de ir a um evento por questões logísticas, laborais e financeiras sabem do que estou falando.




Um comentário:

  1. Verdade e essas oportunidades auxiliam a nos estudantes e biologos ja formados acho que deveria ter mais desses eventos e ate mini cursos especiais em cada cidade e exclusividade para nos biologos onde somente os estudantes e profissionais pudessem participar e ajuda no crescimento e valorizacao do biologo exclusivo para nos e mais nenhum outro profissional.

    ResponderExcluir