quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Ministério da Agricultura exclui Biólogos de Concurso


O tão esperado concurso do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, saiu! Mas adivinhem só? Sem a inclusão de 01 (Uma) só vaga para os Biólogos. 



Deixando de lado o que na verdade já estamos acostumados, o que chamou a atenção do Blog não foi o salário de R$ 12.539,38 ou a exclusão do Biólogo, mas sim como o MAPA decidiu incluir uma classe e excluir outra.

Sim, o Blog lê e corre atrás de notícias! E estamos acostumados a "pegar" coisas que saem despercebidas de alguns, como verão a seguir:


Em 17 de outubro de 2013, por exemplo, o CRBio 07 publicou uma matéria com o título "MAPA incluirá Biólogos em novos concursos"! Nessa matéria o CRBio 07 informa que o MAPA iria fazer concursos com a inclusão de Biólogos, o que não ocorreu como se sabe.





Agora em 21 de janeiro, no site institucional do CRF-SP nos deparamos com a notícia que ele "oficiou" o MAPA e solicitou vagas para o profissional Farmacêutico, conseguindo 13 (Treze)! Leia aqui a publicação.





Existem muitas vagas, para diversos tipos de formações e níveis, mas olhem as atribuições abaixo tirado do edital do MAPA divulgado ontem:

...

ANEXO III – ATRIBUIÇÕES SINTÉTICAS DOS CARGOS

Carreira de Fiscal Federal Agropecuário 

ENGENHEIRO AGRÔNOMO, FARMACÊUTICO, QUÍMICO, VETERINÁRIO e ZOOTECNISTA 

A defesa sanitária animal e vegetal; a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e a fiscalização dos produtos destinados à alimentação animal; a fiscalização de produtos de uso veterinário e dos estabelecimentos que os fabricam e de agrotóxicos, seus componentes e afins; a fiscalização do registro genealógico dos animais domésticos, da realização de provas zootécnicas, das atividades hípicas e turfísticas, do sêmen destinado à inseminação artificial em animais domésticos e dos prestadores de serviços de reprodução animal; a fiscalização e inspeção da produção e do comércio de sementes e mudas e da produção e comércio de fertilizantes, corretivos, inoculantes, estimulantes ou biofertilizantes destinados à agricultura; a fiscalização da produção, circulação e comercialização do vinho e derivados do vinho, da uva e de bebidas em geral; a fiscalização e o controle da classificação de produtos vegetais e animais, subprodutos e resíduos de valor econômico e elaboração dos respectivos padrões; a fiscalização das atividades de aviação agrícola, no que couber; a fiscalização do trânsito de animais vivos, seus produtos e subprodutos destinados a quaisquer fins, de vegetais e partes vegetais, seus produtos e subprodutos destinados a quaisquer fins, de insumos destinados ao uso na agropecuária e de materiais biológicos de interesse agrícola ou veterinário, nos portos e aeroportos internacionais, nos postos de fronteira e em outros locais alfandegados; lavrar auto de infração, de apreensão e de interdição de estabelecimentos ou de produtos, quando constatarem o descumprimento de obrigação legal relacionada com as atribuições descritas neste artigo; assessorar tecnicamente o governo, quando requisitado, na elaboração de acordos, tratados e convenções com governos estrangeiros e organismos internacionais, dos quais o País seja membro, nos assuntos relacionados com as atribuições fixadas neste artigo; fiscalizar o cumprimento de atos administrativos destinados à proteção e certificação de cultivares; as demais atividades inerentes à competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que lhes forem atribuídas em regulamento.

...

Consultem a seguir os links para acessar o site e edital do concurso do MAPA:


Agora eu pergunto aos Biólogos. Como profissionais que não tem nada de plantas, animais ou biotecnologia estão contemplados e os Biólogos não?

O que leva um órgão público incluir uma classe e excluir outra?

Nada contra os profissionais acima, mas temos PLENA capacidade técnico-científica para exercer a função de fiscal agropecuário tão bem quanto!

Fontes: CRBio 07CRF-SPMAPA e Consulplan.

11 comentários:

  1. Excluem os biologos porque nao tem valor no Brasil e para eles a grade do curso nao tem objetivo especifico pois a biologo estuda tudo animais, vegetais e humanos. A biologia tem mais complexidade e acho que ta na hora dos biologos se levantarem e lutar para acabar com essa vergonha to cansada de ver que o biologo sempre ta sendo excluido por outras profissoes e no final com tanta frescura o biologo nao tera mais atuacao. Estudo biologia e nao quero que o profissional biologo no futuro acabe por motivo do mercado profissional de outras profissoes.

    ResponderExcluir
  2. Já havia me decepcionado com o concurso do ICMBio no qual as vagas para Analista Ambiental exige-se apenas formação superior em qualquer área. Não que outro profissional não possa ter condições para exercer a função, mas é evidente que os Biólogos tem maior capacidade, afinal, foi para isso que estudamos não é mesmo? essa é nossa área de atuação!...Nossas já escassas áreas de trabalho estão sendo invadidas por outros profissionais, isso me preocupa!

    ResponderExcluir
  3. O que se pergunta é: o CRBio realmente lutou para que os biólogos fossem inclusos no edital? Ou seria politicagem? Como um Ministério do porte do MAPA deixa isso passar? Existe alguma sindicância para isso?

    ResponderExcluir
  4. Eu também acho que faltou um pouco mais de luta por parte do CRBio, pois muito se impõe quando aderimos ao conselho, porém, pouco se faz á respeito. Muito revoltante, pois durante todo o período de graduação estudamos sobre a maioria dos ítens propostos. Acho que isso deveria ser revogado.

    ResponderExcluir
  5. Vamos assinar pessoal e ver se eles alguma vez na vida fazem algo!
    https://secure.avaaz.org/po/petition/Para_todos_os_CRBios_Conselhos_Regionais_de_Biologia_do_Brasil_Que_a_profissao_de_Biologo_tenha_seja_reconhecida_nos_con/

    ResponderExcluir
  6. EU SÓ VEJO UMA AÇÃO DRASTICA PARA OS BIÓLOGOS DESTE PAIS... QUE FAÇAM COMO OS QUIMICOS E PAREM DE LECIONAR IMEDIATAMENTE E PARTAM PARA A PRATICA LABORATORIAL! EU QUERO VER SE SEM O PROFISSIONAL DA BIOLOGIA EXISTIRIA ALFABETIZACÃO CIÊNTIFICA PARA OS OUTROS PROFISSIONAIS DESSES EDITAIS QUE INVADEM O NOSSO TERRITORIO E NOS EXCLUEM!! DAI SIM ELES SE LEMBRARÃO COM MUITAS SAUDADES DE NOS BIÓLOGOS!! EU TOMEI ESSA DECISÃO E NÃO ENSINO MAIS NADA! A CIÊNCIA AGORA PRA MIM É A PRATICA EXPERIMENTAL! ACOOOOOOOOOODA CRBIO!! E SE DÁ O VALOR PÔRRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Cada CRBio tinha que ter entrado com um mandado de segurança contra o MAPA, justamente ampliando o leque dos profissionais para as vagas, ainda tá em tempo, prorrogaram as inscrições do concurso. Mas parece que falta vontade e empenho dos conselhos regionais mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que os CFBIO deveria tentar colocar os biólogos nas vagas de engenheiros agronômos!!!

    ResponderExcluir
  9. Pergunta: Biólogo além de excluído do concurso também não pode prestar nem a vaga de Técnico de laboratório?

    ResponderExcluir
  10. Oi Val, tudo bem? Quando me refiro a exclusão dos Biólogos, me refiro a vagas que Biólogos possam concorrer com essa formação. No caso seria uma vaga igual as profissões citadas.

    As outras, como técnico de laboratório, pedem requisitos específicos tb. Se vc tiver os mesmos, qualquer um pode concorrer, sendo Biólogo ou não. Dá uma olhada no edital e vê certinho o que cada cargo pede de escolaridade.

    ResponderExcluir
  11. Tá mais fácil fazer outra graduação.

    ResponderExcluir