terça-feira, 21 de janeiro de 2014

CRBio 02 - RJ/ES emite Pronunciamento Oficial





Atedendo nosso parceiro CRBio 02, o Blog publica agora um pronunciamento oficial.






Conselho Regional de Biologia lamenta o
descredenciamento de universidades cariocas

O Conselho Regional de Biologia 2ª Região RJ/ES (CRBio-02) lamenta o descredenciamento efetuado pelo Ministério da Educação (MEC) da Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), no dia 13 de janeiro, e espera que o MEC realmente assuma, conforme o prometido, a transferência assistida dos alunos para outras universidades do mesmo nível, a ser realizada nos próximos 40 dias: “Não se pode deixar à deriva alunos e professores de uma grande instituição de ensino como a Gama Filho, que tinha mais de 70 anos de bons serviços”, ressalta o Presidente do CRBio-02, Vicente Moreira Conti.

A decisão de descredenciamento das duas entidades foi tomada pelo colegiado superior da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) que alegou como motivos a baixa qualidade acadêmica, o grave comprometimento da situação econômico-financeira da mantenedora e a falta de um plano viável para superar os problemas apontados, além da crescente precarização da oferta da educação superior.

Vicente Moreira Conti, que se formou em Ciências Biológicas na UGF, ressalta que o curso tinha mais de 40 anos de existência e oferecia um dos melhores programas para a formação do futuro biólogo.

Em 2013, o presidente do CRBio-02 recebeu, junto com a assessoria jurídica do Conselho, na sede no Centro do Rio de Janeiro, um grupo de alunos de Ciências Biológicas da UGF orientando-os na busca dos seus direitos, por meio da promoção de ações no Ministério Público Estadual e no MEC, como também na Vigilância Sanitária, em função das precárias condições dos campi. “Infelizmente, o desfecho foi o pior possível”, finaliza Vicente Moreira Conti.

O Conselho Regional de Biologia é uma autarquia federal, cuja missão consiste em assessorar o Conselho Federal de Biologia, valorizar e fiscalizar o exercício da profissão de biólogo e prestar orientação aos biólogos dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo na conduta ética e responsável em suas atividades, buscando assegurar o respeito à vida, em todas as suas formas e manifestações, e um ambiente natural seguro e saudável à sociedade. A qualidade dos profissionais colocados pelas universidades no mercado de trabalho é de interesse do CRBio-02, que zela pelo bom desempenho da categoria.

Em tempo: Com o objetivo de incentivar a educação continuada, o CRBio-02 está dando 80% de desconto na anuidade de 2014 para os biólogos – registrados e em dia com o Conselho – que estão cursando pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Os interessados deverão apresentar documentação até o dia 28 de fevereiro. Mais informações no site www.crbio-02.gov.br.

Fonte: Enviado ao Blog por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário