domingo, 19 de janeiro de 2014

Biólogos organizados: O que falta para isso acontecer?


Hoje o tema do post remete a uma característica de Biólogos. A falta de organização como profissão!


Justamente nós, profissionais habituados aos famigerados temas como equilíbrio, grupos, ecologias I, II, III, IV... XX, predador e presa, evolução...


Parece que somos bons em entender como a cadeia alimentar funciona a nossa volta, mas gostamos de "só" observar e deixar a hora passar, mas claro, fazendo anotações para a publicação de um artigo.

Vamos ao que interessa: Biólogos ou são bonzinhos demais e acreditam numa utopia profissional, ou são pesquisadores que fizeram biologia como início de carreira ou são loucos como eu entusiastas da profissão.

Primeiro vamos enteder alguns pontos e conceitos e onde eu quero chegar.

Direto do site do CFBio, eis que achamos:

01. Qual é a diferença entre Associação, Sindicato e Conselho?

R: Saiba quais são as diferenças e as principais atividades dos conselhos, associações e sindicatos: 
A Associação, em um sentido amplo, é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Formalmente, a associação é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses e que sua constituição permite a construção de condições maiores e melhores do que as que os indivíduos teriam isoladamente para a realização dos seus objetivos. A vantagem de criar uma associação é poder agir legalmente em nome dela, movimentando recursos e firmando convênios. Os convênios podem ser firmados com os órgãos públicos e outras instituições de financiamento.

O Sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc.), de categorias profissionais (biólogos, enfermeiros, economistas, etc.). Têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. São também dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados. Eles têm como atribuição específica verificar jornada ideal de trabalho do profissional, piso salarial, acordos anuais, fazendo prevalecer todos os direitos trabalhistas garantidos pela CLT. Os sindicatos são mantidos, principalmente, pelas contribuições sindicais pagas pelos trabalhadores associados.

Os Conselhos Regionais foram criados para regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional. São entidades criadas e fiscalizadas pelo Conselho Federal, órgão hierarquicamente superior: dele emanam resoluções para os Regionais. Os Conselhos Regionais têm seu espaço de atuação delimitado por resoluções emanadas do CFBio. Muitas vezes, estão impedidos legalmente de fazer mais pela profissão, senão estarão invadindo a área de outras instituições, como associações e sindicatos.

De uma apresentação da UFRGS:

Sociedades científicas são grupos de cientistas que se reúnem periodicamente e que tem geralmente como objetivo discutir suas idéias (afim de melhorá-las, pô-las a prova) e difundir a ciência, tornando a ciência mais acessivel.

Entendidos os pontos acima, vou dizer de forma clara e informal para que servem as entidades acima (Isso de maneira geral e para os reais fins que foram criados, não necessariamente são obrigados a serem só isso):

Sindicato: Cuidam dos seus direitos trabalhistas e do seu bolso;
Sociedade científica: Servem para gerar conhecimento;
Associação: Te gera vantagens, benefícios e luta pelo interesse de seus associados;
Conselho: Serve para proteger a sociedade, mesmo você pagando, o recurso é primariamente para a fiscalização.

Cada entidade acima tem limitações jurídicas específicas, então, para se entender os motivos que algumas entidades parecem ser melhores, precisamos entender as manobras jurídicas escondidas, mas isso é tema para outra publicação.

Vamos observar alguns pontos sobre a organização de Biólogos no Brasil:

Quantas associações exclusivas de Biólogos existem?
Quantos sindicatos de Biólogos são regulares?
Quantas sociedades científicas voltadas aos Biólogos temos?
Quantos conselhos regionais temos?

Que eu tenha conhecimento, existem apenas 3 sindicatos de Biólogos no Brasil, sociedades exclusivas de Biólogos talvez possa considerar apenas a SEBEnBio, conselhos regionais apenas 7 e associações, nem sei dizer.

O que precisamos entender?

Biólogos precisam se organizar como o fazem em congressos científicos! Adoramos ir para congressos multiprofissionais e na hora da vaga e do concurso a Associação X dos profissionais Y entram na justiça e ficam com nossas vagas!

Biólogos não podem só sonhar com as vagas de seus orientadores de Professor Doutor na universidade X!

Não considerem como crítica, mas como podemos aceitar eleições de conselhos com chapas únicas? Significa que tudo está bem? Adoraria então não ouvir reclamações de pessoas que nunca se candidatam a nada!

Outras profissões vivem montando associações e sociedades exclusivas para os interesses próprios.

O que está faltando para a criação de Sociedades/Associações de:

- Biologia Profissional?
- Botânica Econômica?
- Zoologia Econômica?
- Biologia Clínica e Aconselhamento?
- Biologia Industrial?

Até quando vamos ficar enfurmados dentro de entidades na qual não podemos exercer influência política ou ocupar cargos de direção, ou mesmo ter títulos de especialistas negados?

Até quando vamos considerar participar de congressos anuais como suficientes?

Até quando você Biólogo vai ficar parado?

Biólogos, já pararam para pensar que uma associação ao nível nacional tem força para entrar na justiça por vocês? 

E por favor não me venham dizer que já pagam o conselho! Esse pagamento é obrigatório por lei, e o conselho tem como atividade fim fiscalizar o Biólogo, e não entrar na justiça pra ele, mesmo que as vezes ele o faça! 

Até quando os Biólogos brasileiros vão esperar que os outros façam o que ele sempre diz qua não tem tempo?

Reflitam colegas!

E se por ventura alguém se sentir animado na criação de alguma associação de Biólogos, contem com o apoio do Blog!

Fontes: CFBio e UFRGS

2 comentários:

  1. Muito boa a iniciativa. Sou de Boa vista - Roraima e nos reunindo com amigos da área estamos conversando e tentado iniciar uma associação. obrigado pela informação.

    ResponderExcluir