domingo, 1 de setembro de 2013

Vitória dos Biólogos - Ato Médico


Sim, eu sei, estou atrasado, mas não podia deixar de publicar algo tão importante depois de fazer tanta propaganda.

O ATO MÉDICO foi V-E-T-A-D-O, VETADO

E os representantes do povo, senadores e deputados federais mantiveram os VETOS!




!!! VITÓRIA DOS BIÓLOGOS !!!

Já vi tantas mensagens de agradecimentos em outros sites e blogs que, nem sei se consigo fazer uma publicação evidenciando a fonte. Mas vamos dizer o que ficou e os novos perigos pela frente, mas esse sendo bem menos perigoso, ou não.

Veja as áreas abaixo: 

* Genética/Aconselhamento genético
* Histocompatibilidade
* Reprodução Humana
* Terapia Gênica e Celular
* Estética
* Acupuntura

As áreas acima são hoje profissionalmente ocupadas pelos Biólogos. 

Sim, até ESTÉTICA e ACUPUNTURA

Como os vetos foram mantidos, prerrogativas de 13 profissões da saúde foram mantidas, com umas chamuscadas aqui e lá, como já divulgado antes. Agora os Biólogos da Saúde devem buscar e se "enraizarem" nas áreas já de fato ocupadas por eles.


Nos fazendo de bobos

Ironicamente depois de terem perdido a batalha com as outras 13 profissões da saúde, os representantes médicos soltaram notas e interpretações a sua maneira de como ficou a Lei 12842/2013, mas me chamou a atenção uma nota específica com os seguintes dizeres:

O Conselho Federal de Medicina (CFM) vem a público esclarecer que, mesmo com a manutenção dos vetos da presidente Dilma Rousseff à Lei 12.842/2013, “os médicos continuam a ser responsáveis pelo diagnóstico de doenças e prescrição de tratamentos, sendo que os outros profissionais atuarão dentro das atribuições previstas em suas legislações e conforme jurisprudência dos Tribunais Superiores”.

Oras, se não muda nada com lei ou sem lei, para que aprovar e forçar a barra como fizeram? Será uma tentativa de tapar o sol com a peneira? Será um jeito de dizerem para si mesmos que só eles podem fazer o que muitos além deles já fazem? Não senhores médicos, o trecho da exclusividade foi VETADO, e isso esclarece que vocês não tem EXCLUSIVIDADE, e assumam logo que perderam. Negar isso torna vocês perdedores ruins perante a sociedade. Na democracia é assim, vence a maioria, e a maioria disse SIM para as 14 profissões da saúde, e NÃO para 1 profissão dentro das 14.


Atenção


Um novo Projeto de Lei sobre Atos Médicos (PL 6126/13), foi apresentado pelo executivo, ele foi escrito de maneira clara e bem menos gananciosa, mas temos que ficar de olho para que os Deputados e Senadores não desvirtuem uma boa redação e o transformem em uma nova tentativa de reserva de mercado e desatenção da população brasileira.


Tem interesse em Aconselhamento Genético? 


Área dos Biólogos sem restar dúvidas, nem lógicas e agora nem juridicamente, é uma área em expansão e que algumas Universidades já perceberam a necessidade e o "vazio" assistencial, pois sabemos muito bem que nem indústrias farmacêuticas ou médicos (há exceções) tem interesse em trabalhar em uma área com poucos "pacientes".

De acordo com o Resolução CFM nº 2005/12, um médico para ser especialista na área de Genética precisa de formação de mais 3 anos em residência e outros procedimentos. A Sociedade Brasileira de Genética Médica (Médicos) já informou que existem apenas pouco mais de 200 médicos atuando na área.

Porém sabemos que inúmeros Biólogos trabalham nessa área e inclusive são chefes desses departamentos. Só dar uma passada na USP aqui em São Paulo e verificarem. Outros inúmeros lugares no Brasil ocorrem o mesmo, afinal, temos uma carga horária já na graduação enorme de genética. Ela vai desde Genética Básica até Engenharia Genética, sem deixar passar as patologias obviamente. Heredogramas se tornam rotina, diagnósticos biomoleculares uma área em franca expansão.

Mas como trabalhar nessa área?
Existem apenas alguns cursos de especialização na área, então nos sobram os Mestrados e Doutorados. Mas quero chamar a atenção de um burburinho que venho ouvindo faz um tempo. Biólogos e outros especialistas do Instituto de Biociências da USP estão tentando criar um Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético. Seria a "cereja do bolo" para os Biólogos! Aliar pesquisa e atuação profissional, e atuar na área que sempre foi e sempre será destaque, a GENÉTICA.




16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Qual regulamentação permite a prática da acupuntura por biólogos?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A que fala que o Biólogo é profissional da Saúde e a outra é a que diz que os praticantes de acupuntura são os profissionais da saúde especialistas nisso.

      Excluir
  3. Muito bom o Blog, parabéns à classe dos Biólogos, da qual faço parte. Gostaria de saber se tem informações dee Cursos de Acunputura em Salvador Ba. gostaria muito de fazer.
    No aguardo. abços

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o Blog, parabéns à classe dos Biólogos, da qual faço parte. Gostaria de saber se tem informações dee Cursos de Acunputura em Salvador Ba. gostaria muito de fazer.
    No aguardo. abços

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Vilma. Na Bahia as faculdades que ministram esse curso são:
    FAMAM
    FRBA
    Faculdade Einstein
    FSC
    FSJT
    UNICENID

    Fonte: http://emec.mec.gov.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá ! Há especialização em Biologia Estética em Belo Horizonte ? Sou Bióloga e trabalho como esteticista autônoma ( técnica ) em uma clínica de Fisioterapia Dermato-funcional. Gostaria de fazer a especialização.
    Aguardo retorno e agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. A Biologia Estética tem ainda um longo caminho, mas como profissional de saúde indico esses dois lugares:

      http://www.posestacio.com.br/curso-de-pos-graduacao-presencial/belo-horizonte/estetica/3500/2700/31

      http://anacarolina.bmd.br/pos-graduacao-saude-estetica-belo-horizonte/

      Excluir
  7. olá ,gostaria de saber se a pos graduação em acupuntura veterinaria,pode ser feita por biologos e se podem atuar na area.
    desde a agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Essa é uma área mais nova até pra mim poder responder... Solicite informações ao CRBio local, pois desconheço Biólogos na área, pelo menos por enquanto...

      Excluir
  8. Na biologia estética o biólogo poderia fazer aplicação de botox, preenchimentos e afins conforme a formação da pós da anacarolina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Não consigo ver a grade curricular da Ana Carolina no momento. Você precisaria pedir informações diretamente.

      Excluir
  9. OLÁ BOM DIA , SABERIA ME INFORMAR SE TEM PÓS GRADUAÇÃO EM ESTÉTICA EM SÃO PAULO , CAPITAL??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim... IBECO: http://ibeco.com.br/produto/pos-graduacao-lato-sensu-em-estetica-dermaticista/

      Excluir
  10. Bom dia! Sou biologa e gostaria de saber se somente com pós em estetica poderei atuar nessa area?

    ResponderExcluir