segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dia do Biólogo vai dar Prêmio aqui no Blog - Resultado final

Atualizado em 28/10/2013
03 de Setembro de 2013 o Profissional Biólogo comemora seu dia, e como o Blog já se tornou especialista e referência no Brasil em dar notícias "quentes" para os profissionais e suas relações com outras profissões e legislação, fomos atrás de algo interessante para esse dia.

Graças ao CRBio - 3ª Região, que prontamente atendeu o Blog em um contato breve na época da explosão da notícia do Piso do Biólogo, vamos disponibilizar o nosso primeiro "Prêmio".

Trata-se de um concurso. Os primeiros 3 comentários feitos aqui nessa página que acertarem vão participar do sorteio do livro "Legislação do Biólogo", idealizado e publicado pelo CRBio - 3ª Região. Recebemos um exemplar para fomentar o interesse do profissional pela sua legislação.



Ficou interessado?
Participe! 

Os 3 comentários que acertarem primeiro terão a chance de postar algo aqui no Blog, e o sorteado que ganhar o livro poderá virar colunista aqui!

Responda nos comentários da página a pergunta a seguir:


Qual o empreendimento o Biólogo possui atuação privativa em lei como responsável técnico?



Dica 1: A resposta já foi mencionada no Blog. 
Dica 2: A lei que trata do assunto é da década de 80!
Obs: O concurso ficará aberto até o dia 08/09/2013.
Prorrogado até o dia 29/09/2013



Ficou interessado e não conseguiu mandar sua resposta rápido, mas ainda sim quer o livro da Legislação do Biólogo? Não se preocupe, o CRBio - 3ª Região tem para você também.


Os interessados em adquirir o livro direto com o CRBio devem entrar em contato pelo e-mail crbio03@crbio03.gov.br

Hoje ele custa em torno de R$ 10,00 e você pode retirá-lo diretamente no conselho ou encomendar via correio. Aqui você acompanha a notícia do lançamento do livro.

Fonte: CRBio 03






Mande logo sua resposta!








Resultado parcial


Apesar de imaginar, algo se confirmou nesse concurso para mim. Muitas visualizações da página, mas apenas 5 pessoas entre estudantes e Biólogos já formados se arriscaram. Mas adivinhem?

"Os Biólogos não sabem qual é sua única atuação privativa!"


Mas é para isso que o Blog foi criado. Para valorizar, gerar e difundir conhecimento técnico, científico e deontológico.

A única área privativa do Biólogo é ser Responsável Técnico por ZOOLÓGICOS, e isso junto com um Médico Veterinário.

Sim, você leu corretamente! Não é laudo ambiental, não é inventário nem de fauna e nem de flora, não é mudas e sementes, e nem nada que faça parecer que somos os donos da Ciência.

São os Zoológicos que tem a obrigação legal de possuir um Biólogo pelo menos em seu quadro de pessoal, respondendo técnica-cientificamente, civil e criminalmente.

Vamos para as dicas: 

Dica 1: A resposta já foi mencionada no Blog. 
Eu mesmo respondi isso nos comentários na página do Projeto de Lei do Piso do Biólogo.

Dica 2: A lei que trata do assunto é da década de 80!
Existe uma diferença entre Lei e Decreto. Então, pedi uma lei. A Lei que regulamenta a profissão de Biólogo é de 1979, sobrando o Decreto regulamentador da lei na década de 80. Mas em uma rápida leitura na Lei e Decreto do Biólogo, pode-se observar que em nenhum momento o legislador se preocupou em reservar o mercado para o Biólogo, em nenhuma área!


...

art. 10º Os jardins zoológicos terão obrigatoriamente a assistência profissional permanente de, no mínimo, médico-veterinário e um biologista.

...

Obviamente, Biologista se refere ao Profissional Biólogo.


Mas, como alguns colegas se prontificaram e arriscaram, não vejo motivo para não disponibilizar o Prêmio, pois quem não arrisca, não petisca! 

Os três primeiros colocados foram:





Rapazes, preciso que enviem seus dados no e-mail biofernando@live.com

Preparem as suas publicações sobre o Profissional Biólogo! E não se esqueçam, o ganhador final poderá virar colunista permanente se desejar! 

Assim que entrarem em contato comigo, vou sortear o livro e enviar via correio para qualquer um de vocês sem nenhum custo!


Ganhador do concurso

Um comentário: