domingo, 22 de setembro de 2013

Crítica: Biólogo e a "Síndrome de Doutor"



Quem me conhece pessoalmente sabe muito bem de uma coisa: Defendo o Profissional Biólogo em qualquer circunstância!

Hoje porém, vou fazer uma análise crítica da formação do Biólogo e o preconceito que ele "exala"!

Vou ser direto: O dia que para valorizar o Biólogo eu precise desmerecer outra categoria, desisto da valorização profissional!

Onde quero chegar com essa afirmação? Vocês entenderão logo!




Afinal, o que é um Biólogo no Brasil? Qual a diferença de estudar a Biologia em si, e ser profissional Biólogo? Como valorizar o Biólogo como profissional? Qualquer pessoa pode ser Biólogo?

Com teorias românticas podemos responder algumas perguntas acima, mas o que tem isso com o título da publicação e minha afirmação? Simples, a Biologia é extensa demais e NINGUÉM é dono dela!

Hoje há inúmeras tentativas de valorização do Profissional Biólogo, mas vou ressaltar o PRECONCEITO entre os próprios Biólogos e o preconceito com outras profissões, mas dessa vez, partindo do Biólogo!


Preconceito das pessoas e outras profissões


Quem nunca ouviu comentários e peguntas depois de você dizer que cursa Ciências Biológicas do tipo: Você é professor? Você vai dar aula? Quer ser pesquisador? Ah, você é do Greenpeace! Claro, você sempre foi ambientalista! Você trabalha além de dar aula? Escolheu uma filosofia de vida hein? Adoro bichos! Qual o nome dessa formiga? Você não sabe?

Quando você fala que vai trabalhar em Laboratório Clínico: Mas você faz Biologia ou Medicina? Não era melhor fazer Biomedicina? 

Quando você fala que deseja trabalhar com animais: Mas não era melhor entrar em Medicina Veterinária?

Quando deseja trabalhar com plantas: Ah, no fundo você gosta de Ciências Agrárias!

Particularmente, odeio rótulos! 

Sejamos sinceros, MUITOS Biólogos não queriam ser Biólogos. Temos inúmeros Biólogos frustrados que fizeram a graduação porque não conseguiram entrar em outro curso que desejavam. Outro dia encontrei uma Bióloga com diploma do Mackenzie, estudando para outro vestibular e eu a indaguei: 

Fernando - Onde vai com todos esses livros de todas as áreas?
Bióloga - Estou estudando para Medicina, Biologia não dá dinheiro e não é o que eu queria!

Prestem atenção, ela já era formada, mas nem sequer tentou algo como Bióloga!


Preconceito Invertido


Visto as situações corriqueiras ditas antes, vou direto ao ponto: 

Um Doutor é mais Biólogo que um Graduado?

Como assim? O que uma coisa tem a ver com a outra? Simples, tudo se resume a REAL valorização do Biólogo, e não aos seus títulos acadêmicos.

Com certeza algumas pessoas podem ler essa publicação e achar uma crítica estranha e que não fomenta a pós acadêmica, mas não é isso que quero mostrar. Quero é mostrar o tamanho do EGO que se cria em ambientes acadêmicos que não refletem a realidade do mercado!

É muito chato ouvir de Biólogos que um Oceanógrafo não entende sobre mar, que um Zootecnista só estuda para dar milho para galinhas ou que um Ecólogo é um pseudo-Biólogo, e por aí vai.

Mas espera aí? Ouço isso geralmente de DOUTORES!

Como valorizar a profissão sem desmerecer outras? Já perceberam que muitos Biólogos com títulos desvalorizam a profissão ao dizerem: 

- EU SOU DOUTOR, então eu POSSO!

Mas como assim? Ainda não entendi!

Sentem no chão e reflitam como monges! Esqueçam que existem os mestrados e doutorados! Agora pega a sua formação na graduação e a formação de graduação de outras profissões e compare! Quando digo compare, é comparar mesmo! Pega todas as matérias sobre animais que você teve e as que um Zootecnista teve por exemplo! Pare e reflita mais uma vez sem politicagem e romantismo.

Sabia que a mesma Zoologia que temos, MUITOS cursos de Zootecnia, Veterinária e Agronomia tem?Sabia que Agrônomos e Engenheiros Florestais também tem Sistemática? Quem nunca usou um livro de Morfologia Vegetal ou Chave de Identificação do Harri Lorenzi? Ele é Agrônomo! Já vi cursos de Farmácia tendo Ecologia e Sistemática em Botânica!

Quando um Biólogo usa seu título acadêmico para justificar sua possibilidade de atuar em determinada área, ele na verdade desmerece a profissão. Quando um Biólogo usa seu título acadêmico para desmerecer outra classe ele desvaloriza a profissão também.

Quando você diz que só se consegue chegar onde está por causa de um doutorado, você automaticamente está passando a sociedade que a graduação em Biologia não serve, e que para estar em pé de igualdade com outras categorias devemos estudar mais 6 anos no mínimo!

Quando você usa seu título de doutor para dizer que sabe mais que outra categoria você deve compará-la em níveis iguais! Um doutor é comparável com outro doutor! Então, um Biólogo doutor deve se comparar com outro doutor! Biólogo é graduado! Ouvir que se é Biólogo só depois do doutorado não valoriza a profissão! 

Um Biólogo doutor não pode dizer que está apto a algo por causa do doutorado, que um graduado de outra classe está já na graduação. Um doutorado nunca deve ser parâmetro para comparar graduado, seja Biólogo ou não!

A comparação deve ser assim:

Graduado - Graduado
Mestre - Mestre
Doutor - Doutor

O dia que o Biólogo começar a entender que ele pode porque ele é Biólogo, a profissão começará a ser reconhecida. 

Enquanto acharmos que só podemos algo por causa de pós graduações, seremos sempre a sombra de outras classes, pois eles já saem fazendo tudo que podem, bem ou mau, e ganhando cada vez mais espaço! 

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que você concluiu, particularmente concordo que só com a graduação já estamos aptos a exercer a profissão, no entanto, o mercado de trabalho é que parece estar nos exigindo as especializações, pois em quase todas as vagas de emprego o mestrado é exigido, mesmo que tal especialização não seja realmente necessária para o exercício da função, então como competir com isso? Como podemos fortalecer a nossa classe, e fazer com que o mercado compreenda a real capacidade de um graduado, e ao mesmo tempo valorizar os profissionais pós-graduados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Joeci. Obrigado por comentar. Você tem razão no que você disse em relação ao mercado. Quem estiver melhor preparado será contratado certo? Mas o que eu quis dizer foi que não adianta dizer que é Biólogo para só valorizar seu doutorado entendeu? Se é seu doutorado que importa, qual a diferença de eu ser Biólogo ou outro? E outro ponto, é que não se compara doutor com graduado. Não adianta o cara falar que ele é Biólogo, mas que é por causa do doutorado que ele se sente capaz. Pós graduado é especialista, e apenas isso, não o dono da verdade srsr Se eu quero um especialista, eu contrato em especialista, se não, eu posso pleitear um graduado, afinal, ou ele procura um especialista, ou um Biólogo generalista. Mas não se engane, vou fazer pós hehe

      Excluir
  2. Cara que texto sensacional! Cocordo em gênereo e grau.

    ResponderExcluir