domingo, 30 de junho de 2013

O Ato Médico e os Biólogos


Fiquei muito tempo sem postar, de novo ¬¬, mas não posso deixar essa passar.

Será que os Biólogos tem noção do tamanho do problema que é o Ato Médico? Claro, se o Biólogo só trabalhar na área de zoologia e botânica talvez não faça muita diferença. Mas uma profissão só é forte quando é unida. Um engenheiro civil vai proteger um engenheiro de minas perante um outro profissional. 

Então Biólogos, ACORDEM. Biólogo tem que ajudar Biólogo.

Mas afinal, onde o Biólogo pode ser afetado? Engana-se quem acha que "no meu ninguém toca".

Professores

Um artigo diz que as disciplinas voltadas para médicos só poderão ser ministradas por médicos. Mas quem vai decidir o que é disciplina médica? Os médicos oras. Clínica Médica continuará sendo ensinada por médicos, assim já o é, mas e parasitologia? E microbiologia? Fisiopatologia? Hematologia? Alguém aí acha que é simples? Quem nunca viu uma mesma matéria chamada diferentemente em diferentes cursos? Microbiologia básica pode ser a microbiologia geral, assim como microbiologia também pode ser chamada de microbiologia "clínica" ou microbiologia "médica". Hmm... Quem acham que irão colocar para dar aulas em Microbiologia Médica? Certamente o CRM local irá indicar um Infectologista ou Patologista Clínico.

Chefia 

Serão chefes de forma privativa de serviços "médicos". Mas o que eles irão considerar um serviço médico? Qualquer coisa que dê diagnóstico? Qualquer lugar que proponha ou indique alguma intervenção? Os laboratórios serão Laboratórios de Saúde Pública, Clínicos ou Laboratórios "Médicos"? Os hospitais serão serviços médicos? Um banco de sangue? Uma clínica de aconselhamento?

Diagnósticos

Todo profissional diagnostica algo. Até Biólogo. Um laudo de cariótipo de Trissomia do 21 junto com a clínica e aconselhamento do biólogo... Já viu, né?

Vamos aos pontos específicos.

Genética - Você será tolhido de fazer o "Aconselhamento Genético", algo indiscutivelmente área dos Biólogos. Você não poderá chefiar esse departamento, não poderá aconselhar, não poderá solicitar exames, e claro, não poderá diagnosticar NADA na área, nem laboratorialmente e nem clinicamente.

Histopatologia/Anatomia Patológica - Não é de hoje que a classe médica tenta nos transformar em técnicos, mesmo que tenham sido nós Biólogos grande parte de pesquisadores e especialistas na área. Para auxiliar na preparação dos exames existem os técnicos em citologia, histologia, histopatologia e citotécnicos. Nós biólogos atuamos em toda área dentro da Anatomia Patológica, inclusive na liberação de laudos.

Histocompatibilidade - Existe diagnóstico? Precisa de diagnóstico? Vai ser liberado laudo? Quem vai ser o responsável por afirmar se alguém pode ou não receber esse órgão?

Reprodução Humana - Quem será o responsável por esse "serviço médico"? O laboratório será "médico"? Um diagnóstico que uma mulher produz óvulos não viáveis será dado por exames ou clínica? E o aconselhamento genético?

Terapia Gênica e Celular - Quem vai propor? Quem vai deixar de propor? Quem entende de genética? Quem será o chefe? Qual a metodologia utilizada? Quem vai diagnosticar a necessidade disso?


Essas são apenas algumas áreas onde Biólogos são totalmente capazes, e assumem a Responsabilidade Técnica na área.

Notem que há áreas de sombreamento mesmo dentro dessas citadas no post, mas vamos aceitar? Temos colegas trabalhando com estética, acupuntura e outras menos comuns, estes, também serão tolhidos de alguma forma.

Seremos descartados por mero corporativismo? E os pacientes que já são desatendidos pelos médicos? Perderão médicos pois estes precisarão exercer "chefias"?

Reflitam nisso!

Atualizado em 19/07/2013 - 16h40

Mandem e-mails para os senadores e deputados da comissão do Ato Médico e solicitem a manutenção dos vetos:

romero.juca@senador.gov.br  
randolfe.rodrigues@senador.gov.br 
lucia.vania@senadora.gov.br 
gim.argello@senador.gov.br  

dep.andrevargas@camara.leg.br 
dep.darcisioperondi@camara.leg.br CUIDADO, ele é Médico
dep.eduardobarbosa@camara.leg.br CUIDADO, ele é Médico
dep.eleusespaiva@camara.leg.br CUIDADO, ele é Médico
dep.arnonbezerra@camara.leg.br CUIDADO, ele é Médico

4 comentários:

  1. Isso é um absurdo!

    Assinem para o veto dessa vergonha médica!!

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N20540

    Não vamos nos calar... Biólogos, vamos nos unir!

    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  2. Biólogos não liberam laudos de anatomia-patológica, essa é uma especialidade médica independente do ato médico. Nos demais, concordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anônimo. Anatomia patológica é uma área de atuação, a especialidade é a Patologia. E o estudo das doenças não é e nem nunca será ato médico. E sim, os Biólogos liberavam laudos sim, ainda que alguns vendessem todo o seu trabalho para patologistas só "assinarem" o trabalho.

      E para provar que antes faziam e dava briga, é só dar uma olhada no desespero da SBP. Estão querendo os Biólogos em seus congressos, sabendo que são muitos na área. Como agora a lei retirou a prerrogativa dos Biólogos assinarem, agora eles querem liberar mais "pagantes". Chega a ser ridículo! Antes não podiam justamente pq o CFM não queria que se tivesse troca de experiência com médicos por algo que brigavam... Mas agora sim é ato médico. Mas só AGORA.

      Excluir
  3. Concordo: "uma profissão só é forte quando é unida. Um engenheiro civil vai proteger um engenheiro de minas perante um outro profissional.
    Então Biólogos, ACORDEM. Biólogo tem que ajudar Biólogo."Muito bom post, valeu muito vc ter postado !

    ResponderExcluir